Enxergando as Formas: praticando pintura e desenho
Enviar um e-mail
Coordenador :
Liliane Iten Chaves
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
411304.2247.242410.28112024
Departamento/Setor:
TDT
Área Temática :
Cultura
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
Este projeto propõe a oferta oficinas semanais onde crianças e jovens são convidados a expressarem-se utilizando cores e linhas de forma lúdica e não convencional. Não há um cronograma fixo de atividades, mas exemplos de possibilidades que irão se desenvolver em três momentos: linhas e traços, forma e tom, cor e emoção. As atividades buscam a expressão por outros meios que não só a folha em branco. O traço no ar, a linha na costura e na colagem. Também serão inseridos sons e suas expressões pictóricas. O desenho e a pintura serão oferecidos como elementos para treinar o foco da mente. Pouco a pouco o praticante entende os elementos do desenho como movimentos expressivos: o ponto foca o olhar, a linha o direciona, o plano restringe e o volume não existe na folha bidimensional. Na segunda parte, os praticantes são convidados a docilizar o olhar e aprender a enxergar as formas. Eles irão relacionar a mão (o braço e o punho) com o movimento do olho. Também aprendem as perspectivas básicas: paralela, um ponto de fuga e dois pontos de fuga. O volume, representado por luz e sombra, é um exercício de observação dos claros e escuros nas construções do entorno. Os praticantes enxergarão sólidos simples desvendando a diferença de tons. As cores vão ser introduzidas com a descoberta de misturas através do uso de tinta: cores primárias, secundárias e terciárias.
Objetivo
Objetivo Geral: As oficinas pretendem levar à criança/jovem a descobrirem a pintura e o desenho como forma de expressão lúdica Objetivos Específicos: - capacitar o jovem a conhecer os elementos fundamentais do desenho: ponto, linha, plano e volume; - compreender o poder visual que os elementos criam em uma composição. - representar objetos tridimensionais em perspectiva paralela e cônica (um ponto de fuga e dois pontos de fuga). - conhecer as cores primárias, secundárias e terciárias. - investigar as cores e suas conexões com as emoções.
Resumo
Este projeto propõe a oferta oficinas semanais onde crianças e jovens são convidados a expressarem-se utilizando cores e linhas de forma lúdica e não convencional. Não há um cronograma fixo de atividades, mas exemplos de possibilidades que irão se desenvolver em três momentos: linhas e traços, forma e tom, cor e emoção. As atividades buscam a expressão por outros meios que não só a folha em branco. O traço no ar, a linha na costura e na colagem. Também serão inseridos sons e suas expressões pictóricas. O desenho e a pintura serão oferecidos como elementos para treinar o foco da mente. Pouco a pouco o praticante entende os elementos do desenho como movimentos expressivos: o ponto foca o olhar, a linha o direciona, o plano restringe e o volume não existe na folha bidimensional. Na segunda parte, os praticantes são convidados a docilizar o olhar e aprender a enxergar as formas. Eles irão relacionar a mão (o braço e o punho) com o movimento do olho. Também aprendem as perspectivas básicas: paralela, um ponto de fuga e dois pontos de fuga. O volume, representado por luz e sombra, é um exercício de observação dos claros e escuros nas construções do entorno. Os praticantes enxergarão sólidos simples desvendando a diferença de tons. As cores vão ser introduzidas com a descoberta de misturas através do uso de tinta: cores primárias, secundárias e terciárias.