Coordenador : Sidnei Clemente Peres
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 410282.2247.49649.16092024
Unidade/Órgão Adm.: EGH
Departamento/Setor: GSO
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : 47 vagas oferecidas para 15 professores (incluindo docentes em cargos administrativos), 32 funcionários da escola municipal Pedro Jotha, 10 vagas para os membros do Conselho Municipal de Educação e 30 vagas para 8 educadores e 22 funcionários da ONG Fundação Santo Agostinho (FUNSAG). Acrescente-se mais 13 quilombolas de São Jacinto, que participarão nas rodas de conversa e em atividades de mobilização da comunidade, em algumas ocasiões como na abertura e encerramento do curso.
Objetivo
O curso tem como objetivo: 1)formar professores e funcionários da Escola Municipal Pedro Jotha e da Fundação Santo Agostinho, em educação escolar quilombola; 2)capacitar professores e funcionários a promoverem uma educação intercultural que respeite os saberes, práticas e conhecimentos da comunidade quilombola de São Jacinto; 3)valorizar a memória, os saberes / práticas tradicionais e a identidade coletiva; 4)combater preconceitos e estereótipos racistas e etnocêntricos; 5)promover a autoestima das crianças, adolescentes e jovens estudantes; 6)contribuir com a luta por direitos como também com a afirmação da identidade étnica. 7)contribuir com a organização do processo de implementação da educação escolar quilombola, como prevê as Diretrizes Curriculares da Educação Escolar Quilombola, nestes territórios.
Resumo
O curso tem como objetivo a formação em educação escolar quilombola dos professores e funcionários da Escola Municipal Pedro Jotha como também dos educadores e funcionários da Fundação Santo Agostinho (FUNSAG), em São Jacinto. A nossa intenção é capacitá-los a promoverem uma educação intercultural que respeite os saberes, práticas e conhecimentos da comunidade quilombola de São Jacinto, valorizando a memória e a identidade coletiva; rompendo com preconceitos e estereótipos racistas e etnocêntricos; promovendo a autoestima das crianças, adolescentes e jovens estudantes e contribuindo com a luta por direitos como também com a afirmação da identidade étnica. Pretende-se assim contribuir com a organização do processo de implementação da educação escolar quilombola. Será realizado de modo presencial e remoto através de aulas expositivas, leitura de textos, debates em aula, participação (presencial e remota) de palestrantes convidados (pesquisadores e membros da comunidade), percursos programados no território (lugares de memória, roças, casas, quintais, casas de farinha, etc.). Como produto final produziremos uma cartilha sobre a comunidade quilombola de São Jacinto, a partir dos relatos de pessoas autorizadas na transmissão da memória coletiva obtidos nas participações dos mesmos em aula (através de palestras) e nos percursos no território. Visamos capacitar os professores a produzirem material didático, junto com os alunos, a partir de uma leitura da realidade e da história da comunidade. Esta atividade de extensão se inscreve nas ações de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais (LEMSTI), coordenado por mim, contando com a participação de vários integrantes do mesmo.