Coordenador : Wagner Pessanha Tamy
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402221.2258.246122.20022024
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : - Estudantes dos cursos de medicina veterinária e engenharia agrícola e ambiental da UFF; - Produtores que tem a bovinocultura leiteira como atividade principal ou secundária.
Local de atuação: As atividades teóricas, que incluem palestras, mini cursos e participação em grupo de estudos, serão realizadas no formato on line, bem como, no Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossociambiental Sustentável (MZO) e Fazenda Escola (FECM) da UFF, localizado em Cachoeiras de Macacu. As atividades práticas, como Dias de Campo, cursos de treinamento e acompanhamento das atividades diárias em sistemas de produção de leite, serão realizados na Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu (FECM) e propriedades rurais próximas.
Objetivo
O projeto Escola do Leite foi idealizado com o objetivo de treinar estudantes dos cursos de medicina veterinária e engenharia agrícola e ambiental no âmbito dos sistemas de produção de bovinos leiteiros, de modo a qualificar a mão de obra discente para fornecer assistência técnica aos pequenos produtores de leite da região de Cachoeiras de Macacu-RJ. Os estudantes treinados no Programa Escola do Leite terão embasamento teórico e prático para aplicar os conhecimentos adquiridos nas propriedades rurais, possibiltando assim, uma vivência prática extra classe, ao mesmo tempo em que fornecerão tecnologias e força de trabalho aos produtores que permitirem essa assistência. Dessa forma, essa interação aluno produtor, intermediada e supervisonada pelos professores, busca estabelecer uma parceria sólida entre a Universidade Federal Fluminense e os produtores de leite. Um ponto muito importante a ser destacado é a realização de um dia de campo na Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu, organizado pelos alunos participantes do projeto, direcionado aos produtores rurais, para difusão de tecnologias e conhecimento aos mesmos.
Resumo
O projeto Escola do Leite, tem por finalidade a capacitação dos discentes participantes, bem como, técnicos e produtores de leite da região de Cachoeiras de Macacu, acerca dos sistemas de produção de bovinos leiteiros em regime de pastagens e de suas tecnologias relacionadas. O projeto será dividido em 3 partes: a primeira de formação teórica dos discentes, a segunda com realização de acompanhamento das práticas internas no setor de bovinocultura leiteira da FECM e uma terceira parte com participação em assistência técnica nas propriedades leiteiras da região de Cachoeiras de Macacu que estejam sendo assistidas pelo projeto Escola do Leite, bem como, a realização de um dia de campo na FECM direcionado para difusão de conhecimentos, técnicas e tecnologias aos produtores de leite. Todas as atividades sempre sob supervisão dos professores participantes do projeto.