Expografia de bens culturais materiais em realidade aumentada
Enviar um e-mail
Coordenador :
André Cavedon Ripoll
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402307.2258.383599.21022024
Departamento/Setor:
TDT
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo deste projeto se divide em dois grupos, sendo um direto e um indireto. No primeiro grupo, o público-alvo direto, estão os grupos, departamentos e profissionais (docentes, estudantes e pesquisadores) que trabalham com a preservação e manutenção de acervos, que possam se beneficiar do sistema de expografia digital para disponibilização dos mesmos. No segundo grupo, o público alvo indireto, estão o público visitante destes acervos, representando diferentes segmentos da sociedade.
Local de atuação:
O projeto terá como base de execução o Laboratório de Documentação (LabDoc) na Escola de Engenharia da UFF, alternado com levantamentos de campo para levantamento de dados dos acervos selecionados para a execução do projeto.
Objetivo
Objetivo geral: Elaborar uma plataforma digital piloto para a experiência remota tridimensional em ambiente virtual e de realidade aumentada de réplicas digitais de uma amostra de acervos cultural e de suas informações acessórias e sua disponibilização para o acesso público. Objetivos específicos: - Constituir uma parceria interna com Laboratório/Departamento da Universidade Federal Fluminense que atue com preservação/memória para identificação e seleção de uma amostra de bens culturais materiais; - Examinar diferentes sistemas de estruturas de dados, softwares de modelagem e simulação e arquitetura online objetivados à realização de uma experiência piloto; - Sistematização de metadados e informações sobre os objetos de acervo selecionados em base de dados e descrições acessíveis; - Documentar o processo de sistematização das informações, contribuindo com um manual programático bem como estrutura de base de dados para experiências futuras; - Contribuir para a sistematização dos saberes do design (de produto e visual) e do patrimônio cultural a partir da identificação de suas contribuições na produção de sistemas de realidade virtual e aumentada, considerando a convergência entre design, a ciência da informação e a ciência da computação; - Implementar uma experiência espacial virtual com modelos digitais de disponibilidade aberta com finalidade a ampliar o acesso e a interlocução do público à produção acadêmica, aos bens de cultura e à troca de saberes; - Processar e avaliar a experiência piloto quanto à experiência do espaço e do acervo, produzindo apontamentos para implementações futuras em realidade virtual e aumentada e a aplicações em situações reais junto a museus e outras instituições detentoras de acervos artísticos e culturais. - Colaborar com a criação de recursos humanos capazes de contribuir para o avanço científico, tecnológico e social no Brasil, apresentando avanços em resolução dos desafios de disseminação e acesso de acervos artísticos e culturais.
Resumo
Este projeto de extensão está vinculado ao projeto de pesquisa EXPOGRAFIA EM REALIDADES AUMENTADA E VIRTUAL: táticas em design para a ampliação do acesso à cultura, coordenado pelo proponente, e executado no âmbito do LAFDA - Laboratório de Artefatos Físicos, Digitais e Algorítmicos. Neste sentido, o projeto está intimamente ligado a atividades de pesquisa e ensino. No âmbito da extensão, o projeto pretende estabelecer um sistema piloto de visitação expográfica em realidade aumentada, tendo como objeto o acervo de peças produzido por Laboratório/Departamento da UFF que atue com preservação/memória de artefatos histórico-culturais. O objetivo principal é aprimorar a Expografia de bens culturais materiais por meio da integração de tecnologia de Realidade Aumentada (RA). O projeto se concentrará na sistematização e acesso aos metadados das obras do acervo, bem como na criação de elementos descritivos detalhados, como audiodescrições e modelos 3D, atuando assim em consonância com as atividades de digitalização tridimensional já desenvolvidas pelo LAFDA. Como resultado principal do projeto será produzido e implementado, na forma de um projeto piloto, um sistema de realidade aumentada para visitação do acervo aberto ao público em geral. São princípios motivadores do projeto a inclusão e a ampliação da acessibilidade, garantindo que as audiodescrições e outras funcionalidades estejam disponíveis para atender às necessidades de um público diversificado. Além disso, o projeto piloto servirá de base e subsidiará as ações futuras do LAFDA em suas atividades de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de digitalização e visitação em RA e RV de acervos culturais de bens materiais.