Coordenador : Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409206.2247.125492.05092024
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Local de atuação: A exposição é para ser apresentada em eventos científicos, feiras de ciências, Divulgação Científica e atividades de Ensino Aprendizagem em Escolas. Logo ela acontece nas ações dentro da UFF mas também em espaços formais e não formais de ensino.
Objetivo
O objetivo da Exposição Micro Mundo é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e educativa no mundo microscópico, revelando a beleza, complexidade e importância dos microrganismos e estruturas invisíveis a olho nu, além disso, busca-se promover a inclusão ao oferecer recursos acessíveis. Objetivo Geral: Criar uma exposição Didática com diversos Modelos Táteis dentro da microbiologia e da virologia relacionada as pesquisas realizadas dentro do Laboratório de Virologia Celular e Biotecnologia Marinha da UFF
Resumo
Exposição Didática Micro Mundo Bem-vindo à Exposição Didática Micro Mundo, onde o minúsculo se torna grandioso e o invisível se torna visível. Esta exposição é uma jornada fascinante pelo mundo microscópico, onde cada amostra revela uma nova dimensão de formas, organismos e texturas, tudo visto através da lente mágica do aumento. Imagine-se mergulhando em um universo infinitamente pequeno, onde cada partícula conta uma história única. Aqui, você poderá explorar a complexidade e a beleza dos microrganismos que habitam nosso mundo, muitas vezes imperceptíveis ao olho nu. Da microbiologia a virologia, cada detalhe revela a incrível diversidade da vida em sua forma mais elementar. Mas esta exposição vai além de simplesmente observar o microcosmo. Aqui, buscamos proporcionar uma experiência verdadeiramente inclusiva, onde todos, independentemente de suas capacidades visuais, possam se maravilhar com o mundo microscópico. Para isso, incorporamos modelos táteis que traduzem as formas e texturas do micro para o macro, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão também mergulhem nesse universo intrigante. Além disso, reconhecemos a importância da comunicação acessível. É por isso que oferecemos recursos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), disponíveis através de QR-codes espalhados pela exposição. Dessa forma, garantimos que todos os visitantes tenham acesso não apenas às imagens, mas também às informações essenciais sobre cada exibição. Essa Exposição é uma das ações do Núcleo de Divulgação Científica do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha da UFF.