Coordenador : Luciana Esmeralda Ostetto
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1125.1.2024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Objetivo
Objetivo geral Fomentar o encontro e ampliar o diálogo entre a universidade e a educação básica entre formação inicial e continuada entre graduação e pósgraduação por meio da criação de espaços dialógicos e de partilhas estruturados em ações pautadas pelos princípios éticoestéticos Objetivos específicos 1 Contribuir para a ampliação de repertórios artísticosculturais à formação docente 2 Desenvolver propostas de curadoria educacionalartística como suporte para as ações de formação docente na cidade 3 Organizar e realizar ciclo de debates sobre temas e pesquisas que pensam a educação e a formação de professores em perspectivas decoloniais 4 Organizar e realizar seminário sobre arte educação e cultura 5Socializar estudos e pesquisas do grupo FIAR articulando graduação pósgraduação e Educação Básica
Resumo
O projeto tem por objetivo oportunizar diálogos sobre arte cultura e formação docente por meio de encontros sustentados pelos princípios éticoestéticos que regem legalmente a formação de professores Como o próprio título indica desejase fazer com conversar com refletir com fruir com todos aqueles e aquelas que desejam fiar possibilidades sobretudo profissionais da Educação Básica estudantes de licenciatura Pesquisadores dos campos da Educação e da Arte Com a centralidade nas dimensões experienciais artísticoculturais pretendese fertilizar espaços formativos voltados para questões da contemporaneidade atravessadas pela produção cultural e artística de diferentes matrizes Como dissera a filósofa Martha Nussbaum a arte é imprescindível para as democracias por possibilitar visões ampliadas do mundo e flexibilidade do pensamento Assim considerar a dimensão estética na educação e em particular na formação docente não é apenas ampliar conhecimentos artísticoculturais mas cultivar valores escorados na ética do encontro com o outro no respeito e na valorização das diferenças contribuindo para uma sociedade gentil e plural inclusiva e democrática A escola e as instituições de educação infantil são centros privilegiados de ancoragem e difusão de tais valores por isso a essencialidade de se trabalhar na qualificação docente dentro de tal perspectiva O projeto será desenvolvido por meio da realização de encontros com professores e público em geral ao modo de ciclo de debates seminários oficinas e matérias veiculadas no site e nas redes sociais do Grupo de pesquisa FIAR da Faculdade de Educação da UFF Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa