FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
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Coordenador :
Domingos Barros Nobre
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402213.2258.85247.21022024
Departamento/Setor:
DED
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
UFF - Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivo Geral: Oferecer suporte e acompanhamento pedagógico ao Curso de Habilitação em Magistério Indígena, e ao processo de produção de material didático escrito e audiovisual bilíngue de Ensino de Língua Guarani, com as escolas Indígenas do Estado. Objetivo específico: a) Oferecer formação continuada a professores indígenas e não indígenas do Fundamental I e II do CIEGKKR; b) Dar continuidade à produção de um livro didático de Ensino de Língua Guarani – Fundamental I; c) Dar continuidade à Cartografia Social digitalizada da Aldeia Sapukai com textos em Guarani e Português; d) Realizar Oficinas de Audiovisual tendo como produto final a elaboração de Curtas e Longas-metragens que são usados como materiais didáticos bilingues nas escolas Mbya.
Resumo
O Projeto de Extensão Formação de Professores em Educação Escolar Indígena é parte integrante do Programa Escolas do Território, uma iniciativa que envolve ações de Extensão, Ensino e Pesquisa, com o propósito de contribuir para a implementação de políticas públicas de Educação Diferenciada nas comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e indígenas da Região Sul Fluminense. O projeto concentra-se na formação de professores, sendo uma de suas principais iniciativas a oferta do Ensino Médio com Habilitação em Magistério Indígena. Realizado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a UFF e a SEEDUC-RJ, o curso entrou em seu Módulo VII em 2024.01, após a retomada presencial pós-pandemia. Destinado aos educadores indígenas Guarani Mbya dos municípios de Angra dos Reis e Paraty, bem como a jovens e adultos indígenas interessados em obter o Ensino Médio, o curso é ministrado pelo IEAR/UFF em parceria com a SEEDUC-RJ. Com carga horária total de 3.980 horas e organizado em nove módulos, abrange disciplinas de Formação Profissional e componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), culminando na emissão de um Diploma de Ensino Médio e de Habilitação em Magistério de Nível Médio pelo Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda (CIEGKKR), via SEEDUC-RJ. O projeto também engloba ações de formação continuada, como oficinas de produção de material didático, voltadas ao ensino da língua Guarani Mbya e à cartografia social digitalizada, além de atividades audiovisuais, todas integradas ao curso em andamento no CIEGKKR.