Coordenador : Suelen Adriani Marques
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 409159.2247.121576.03092024
Departamento/Setor: PDN
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público-alvo será composto por professores regentes, integradores, da sala de recursos, professores orientadores e gestores de três unidades escolares de Educação Infantil da rede municipal de Macaé.
Objetivo
Objetivo geral: Avaliar e aprimorar o conhecimento do profissional da educação infantil sobre avaliação educacional formativa do aluno com deficiência a partir do uso da documentação pedagógica, em alinhamento ao descrito nas ODS 3 e 10. Objetivos específicos: Realizar formação continuada para professores da educação infantil da rede municipal de educação de Macaé sobre a avaliação na educação infantil com foco na elaboração de relatórios; Contribuir para a prática docente através da orientação à elaboração de uma avaliação inclusiva. Avaliar e comparar o conhecimento dos professores sobre a avaliação antes e depois da formação através de questionário semiestruturado; 1.4.4 - RELAÇÃO COM A SOCIEDADE E IMPACTO SOCIAL A avaliação educativa de alunos com deficiência é um tema pouco abortado no meio académico, causando dúvidas nos profissionais da educação principalmente nos professores que elaboram os relatórios avaliativos. Esta proposta de formação pretende aprimorar o conhecimento do profissional da educação infantil da rede municipal de Macaé sobre avaliação educacional do aluno com deficiência a partir do uso da documentação pedagógica. Através dos temas abordados a cada encontro, os cursistas serão instrumentalizados para elaborar os relatórios avaliativos de suas crianças, sendo este um documento crucial para registrar os avanços, necessidades e encaminhamentos futuros. Desta forma, a formação apresentada é de extrema relevância. O levantamento dos dados através das pesquisas pré e pós-formação as como, assim como, as construções coletivas ao longo do curso serão categorizados a partir de critérios pré-definidos, e após ser feito o diálogo com a literatura especializada, os resultados desta pesquisa serão divulgados em eventos ou publicações científicas, e gerarão uma dissertação de mestrado vinculada ao CMPDI/UFF, e ao término do estudo esses resultados serão disponibilizados à Secretaria Municipal de Educação de Macaé, além de ficar disponível para consulta em repositório universitário público (RIUFF), ampliando assim seu impacto social.
Resumo
A formação continuada intitulada Formação Continuada - A avaliação como instrumento de inclusão escolar será mediada pelas pesquisadoras Virginia de Souza e Suelen Marques, e realizada em seis encontros presenciais em escola da rede municipal de Macaé. Este curso objetiva avaliar e aprimorar o conhecimento do profissional da educação infantil sobre avaliação educacional formativa do aluno com deficiência a partir do uso da documentação pedagógica, visando sanar as dúvidas dos professores quanto à elaboração dos relatórios narrativos avaliativos do desenvolvimento infantil e contribuir para a prática docente através da orientação à elaboração de uma avaliação inclusiva. Além dos encontros presenciais, serão disponibilizadas atividades assíncronas a serem desenvolvidas pelos participantes. Os conceitos e conteúdos temáticos serão apresentados de forma dinâmica e expositiva, e será utilizada a metodologia da Roda de Conversa para levantar os pontos fortes e fracos sobre cada tópico, e os consensos da categoria, a fim de reforçar as habilidades necessárias ao desenvolvimento do processo avaliativo. A formação continuada será desenvolvida em 06 encontros presenciais de 2:30h e atividades remotas assíncronas por encontro, perfazendo o total de 21h totais. Os temas norteadores dos encontros serão extraídos das dúvidas obtidas a partir de levantamento prévio realizado com os participantes através da ferramenta de formulário do Google. A partir dos resultados encontrados, elaborararemos um guia norteador para dinamizar a formação continuada aos docentes da educação infantil, proporcionando elementos que auxilie na produção autônoma e intencional de relatórios avaliativos narrativos autênticos, que revelem a evolução dos alunos ao longo da vida acadêmica.