Coordenador : Michele Soltosky
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 411082.2247.71269.13122024
Departamento/Setor: MPS
Área Temática : Saúde
Tipo: i equals 0
Local de atuação: Trata-se da organização, coordenação, gestão e acompanhamento da formação de 139 técnicos em órteses e próteses (TOP), prevista para o período 2024-2026. É uma parceria CGAES/DEGES/SGTES, CGSPD/DAET/SAES e ISC/UFF, que tem como meta formar profissionais atuantes nas Oficinas Ortopédicas do SUS, mas que ainda carecem de habilitação formal para atuar no campo e, ainda, de novos profissionais para provimento futuro em oficinas ortopédicas. Esta é uma estratégia fundamental para fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), no âmbito do SUS, compromissados com a reabilitação e o cuidado integral da PCD. Trata-se de um curso técnico na modalidade presencial, com momentos mediados por tecnologia em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com tutoria. O itinerário formativo está ancorado nos princípios da integralidade do cuidado e, portanto, orienta a formação em cenários diversificados e organizados em atividades teórico-práticas realizados nas Escolas de Saúde do SUS, atividades práticas vivenciadas nas Oficinas Ortopédicas ou Centros Especializados de Reabilitação (CER) e demais estruturas da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD). A matriz curricular totaliza 1.200 horas, com 80% da carga horária presencial, sendo distribuídas entre as Escolas de Saúde do SUS (528h), Oficinas Ortopédicas (240h), Cenários de Práticas (192h) ofertados em diferentes pontos da Rede de Cuidado da Saúde da Pessoa com Deficiência, e por fim, a formação mediada por recursos tecnológicos em AVA (240h). A integralização curricular é atingida em 64 semanas, distribuídas em 7 módulos de aprendizagem.
Objetivo
Meta 1: Realizar diagnóstico situacional das Oficinas Ortopédicas e das Escolas de Saúde do SUS Atividades: 1.1. Visitas Ortopédicas às Oficinas Ortopédicas e Escolas de Saúde do SUS para elaboração de diagnóstico situacional. 1.2. Desenvolvimento de estratégia de comunicação do projeto. 1.3. Desenvolvimento de infraestrutura tecnológica e de gestão. Produto Diagnóstico elaborado Site do projeto lançado Infraestrutura tecnológica e de gestão estabelecidas Meta 2: Formar 139 profissionais técnicos em órtese e prótese (TOP) Atividades 2.1. Formação de 23 tutores e 24 preceptores. 2.2. Formação de 139 profissionais técnicos em órtese e prótese, com pelo menos 70% de aprovação. Produto 2.1.1. 23 tutores e 24 preceptores formados 2.2.1. 139 profissionais formados Meta 3: Desenvolver e Implementar estratégia de monitoramento de egressos Atividades 3.1. Desenvolvimento de estratégia de monitoramento de egressos Produto 3.1.1 Estratégia de monitoramento de egressos desenvolvida e implementada
Resumo
Trata-se da organização, coordenação, gestão e acompanhamento da formação de 139 técnicos em órteses e próteses (TOP), prevista para o período 2024-2026. É uma parceria CGAES/DEGES/SGTES, CGSPD/DAET/SAES e ISC/UFF, que tem como meta formar profissionais atuantes nas Oficinas Ortopédicas do SUS, mas que ainda carecem de habilitação formal para atuar no campo e, ainda, de novos profissionais para provimento futuro em oficinas ortopédicas. Esta é uma estratégia fundamental para fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), no âmbito do SUS, compromissados com a reabilitação e o cuidado integral da PCD. Trata-se de um curso técnico na modalidade presencial, com momentos mediados por tecnologia em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com tutoria. O itinerário formativo está ancorado nos princípios da integralidade do cuidado e, portanto, orienta a formação em cenários diversificados e organizados em atividades teórico-práticas realizados nas Escolas de Saúde do SUS, atividades práticas vivenciadas nas Oficinas Ortopédicas ou Centros Especializados de Reabilitação (CER) e demais estruturas da Rede de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RCPCD). A matriz curricular totaliza 1.200 horas, com 80% da carga horária presencial, sendo distribuídas entre as Escolas de Saúde do SUS (528h), Oficinas Ortopédicas (240h), Cenários de Práticas (192h) ofertados em diferentes pontos da Rede de Cuidado da Saúde da Pessoa com Deficiência, e por fim, a formação mediada por recursos tecnológicos em AVA (240h). A integralização curricular é atingida em 64 semanas, distribuídas em 7 módulos de aprendizagem.