Formação dos trabalhadores em serviço de acolhimento infantojuvenil na rede de atenção psicossocial
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Coordenador :
Maycon Rodrigo da Silveira Torres
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1165.1.2024
Departamento/Setor:
GSI
Área Temática :
Saúde
ODS:
SAUDE BEM ESTAR
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: 50
Objetivo
Objetivo principal O projeto busca desenvolver uma formação estratégica voltada para profissionais que atuam com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com o objetivo de repensar concepções de trabalho aprimorar práticas institucionais e fomentar novas abordagens éticas e acolhedoras Objetivos específicos 1 Atualização sobre Legislação e Políticas de Proteção proporcionar conhecimento aprofundado sobre as leis e políticas que regem o acolhimento de crianças e adolescentes garantindo que todos os profissionais estejam cientes de seus direitos e das diretrizes de proteção 2 Atualização sobre desenvolvimento infantil e o processo do adolescer 3 Desenvolvimento de Habilidades Interpessoais capacitar a equipe para melhorar a comunicação e a interação com os acolhidos favorecendo um ambiente de confiança e segurança essencial para o desenvolvimento emocional dos jovens 4 Integração Interdisciplinar promover a troca de experiências e conhecimentos entre os diferentes profissionais da equipe incentivando uma abordagem integrada que considere as diversas dimensões do desenvolvimento infantil e juvenil 5 Identificação de Necessidades Específicas trabalhar o desenvolvimento de habilidades e técnicas para a identificação e atendimento das necessidades emocionais comportamentais e sociais das crianças e adolescentes possibilitando intervenções mais eficazes e personalizadas 6 Promoção de Práticas de Cuidado e Acolhimento capacitar a equipe em metodologias de acolhimento que priorizem o bemestar das crianças e adolescentes incorporando práticas que respeitem suas individualidades e promovam seu desenvolvimento integral 7 Estratégias de Prevenção e Gestão de Crises trabalhar as ferramentas e estratégias para prevenir e gerenciar situações de conflito ou crise assegurando um ambiente seguro e cuidadoso 8 Produzir um livro com o material das aulas como forma de ampliar o processo de formação à toda comunidade acadêmica e assistencial
Resumo
As Unidades de Acolhimento UA são serviços residenciais temporários que oferecem proteção e acompanhamento terapêutico a pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar devido ao uso de álcool e outras drogas articuladas à Rede de Atenção Psicossocial RAPS No caso das crianças e adolescentes a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil UAI enfrenta desafios quanto à formação técnica e à clareza política dos profissionais Nesse contexto um curso de extensão foi desenvolvido para capacitar trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil CAPSi e da UAI visando aprimorar práticas institucionais e promover abordagens éticas e acolhedoras O projeto busca atualizar os profissionais sobre a legislação e as políticas de proteção o desenvolvimento infantil e o processo de adolescer além de desenvolver habilidades interpessoais que favoreçam a criação de vínculos de confiança com os acolhidos Também incentiva a integração interdisciplinar permitindo a troca de conhecimentos entre diferentes áreas e trabalha a identificação de necessidades emocionais comportamentais e sociais das crianças e adolescentes possibilitando intervenções mais personalizadas Outro foco do curso é capacitar a equipe em práticas de cuidado e acolhimento que respeitem a individualidade dos acolhidos promovendo seu desenvolvimento integral além de preparar os profissionais para a prevenção e gestão de crises garantindo um ambiente seguro A metodologia do curso privilegia a aprendizagem ativa com discussões abertas rodas de conversa e troca de experiências entre os participantes e profissionais da RAPS Assim o curso fortalece a relação entre ensino pesquisa e extensão aproximando a universidade da sociedade e contribuindo para a qualificação do cuidado prestado nas UAIs