Coordenador : Elaine Antunes Cortez
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 369343.2258.85052.21022024
Departamento/Setor: MEP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. MEP- 5 andar. Telefones:26299456 ou 9459 Escola de Enfermagem Anna Nery. DMEC- Térreo. Telefone: 22938999- ramal 222
Objetivo
Geral - Promover a saúde mental de estudantes universitários em um grupo terapêutico através de práticas integrativas, terapia expressiva, atividades lúdicas, esportivas e culturais. Específicos - Desenvolver atividades de promoção da saúde mental, individualizadas e em grupo, para os estudantes universitários; - Realizar pesquisas em parceria com os Programas de Pós-Graduação das instituições; - Fortalecer os trabalhos voltados à promoção da saúde da comunidade acadêmica da UFF e seu entorno, dando maior visibilidade às Universidades Promotoras de Saúde; - Contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes universitários; - Integrar alunos e docentes da graduação e pós-graduação. - Capturar financiamento para os estudos desenvolvidos através do projeto.
Resumo
A saúde mental, saúde física e a social são fios da vida estreitamente entrelaçados e profundamente interdependentes. À medida que cresce a compreensão desse relacionamento, torna-se cada vez mais evidente que a saúde mental é indispensável para o bem-estar geral dos indivíduos e das sociedades. A importância da saúde mental é reconhecida pela OMS, na sua própria definição de saúde, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Avanços na neurociência e na medicina do comportamento demonstram que, o comportamento de uma pessoa em matéria de saúde depende muito da sua saúde mental. Assim, é preciso pensar a promoção da saúde mental como ferramenta para qualidade de vida. Os estudantes universitários precisam se adaptar a cargas horárias extensas de estudo, estágios e novas cobranças do mundo acadêmico, o que só estes são desencadeadores de estresse. Desta forma, acredita-se que criar um grupo terapêutico para promover a saúde mental destes alunos contribuirá diretamente com a formação do futuro profissional, assim como contribuirá para a vida atual acadêmica. Tal fato se dá pelo projeto possibilitar a auto-reflexão e estratégias de promoção da saúde mental que possibilitam modos mais saudáveis de vida. Desta forma, o objetivo geral do projeto é: promover a saúde mental de estudantes universitários em um grupo terapêutico. O projeto é facilitador de outros projetos, e envolve os docentes e discentes da graduação e pós-graduação. Ressalta-se que a descrição metodológica do projeto se encontra no item metodologia e avaliação.