Coordenador : Wanderley Moura Rezende
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 400790.2258.48603.19022024
Departamento/Setor: GMA
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Local de atuação: Na sala sede do programa e em ambientes virtuais disponibilizados pelo Dá Licença e no Google Meet.
Objetivo
Objetivo geral: Propiciar um espaço de estudo e reflexão sobre o potencial da História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de matemática, que possibilite a capacitação de professores, seja em nível inicial ou em formação continuada, bem como a produção de materiais didáticos e pesquisa acadêmica relacionada ao tema. Objetivos específicos: - Realizar formação continuada de professores que ensinam matemática na educação básica com a continuação grupo de estudos para licenciandos e professores que ensinam Matemática interessados nas Histórias em Quadrinhos enquanto ferramenta pedagógica; - Realizar capacitação de público externo por meio de minicursos e oficinas em eventos promovidos pelo Programa Dá Licença; - Realizar oficinas capacitação com professores de matemática da rede municipal de ensino de Niterói; - Colaborar e coordenar a seção Quadrinhos e Educação Matemática do Jornal Dá Licença; - Publicar um periódico de divulgação sobre Frações em Quadrinhos, em parceria com o Caderno Dá Licença; - Elaborar quadrinhos para o periódico de divulgação sobre Números Travessos e Curiosos; - Desenvolver a formação inicial dos licenciandos envolvidos no projeto na prática da pesquisa na área de Educação Matemática, através de discussões teóricas no grupo de estudos e da produção de trabalhos relacionado ao tema do projeto; - Orientar e produzir Trabalhos de Conclusão de Curso de licenciandos em Matemática do IME-UFF; - Publicar artigos sobre o trabalho do grupo em revistas especializadas; - Participar com atividades ou divulgar os produtos da HQEM em eventos de Matemática, de Educação ou de Ensino de Matemática; - Realizar a manutenção e potencializar as ferramentas da área dedicada ao projeto no site do Programa Dá Licença, assim como no Facebook da HQEM e nas redes sociais do Programa Dá Licença; - Avaliar, ao final de cada gestão anual, junto à equipe de participantes, os resultados alcançados pelo projeto, no sentido de seu contínuo aperfeiçoamento; - Divulgar permanentemente o projeto como um todo, bem como buscar formas de intercâmbios com outros profissionais ou grupos que invistam em ações e iniciativas com fins análogos, em âmbito externo ao Instituto de Matemática e Estatística da UFF (dentro ou fora de nossa instituição), notadamente em (ou a partir de) congressos, ou similares, de Educação Matemática; - Participar de eventos internos para a divulgação do projeto, bem como a Semana de Extensão - SEMEXT UFF; - Participar de eventos científicos externos à Universidade nas áreas de Educação Matemática e estudos de quadrinhos, especificamente, nas Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, com envio de relatos de experiência, comunicações científicas e minicursos.
Resumo
O projeto HQEM - História em Quadrinhos no Ensino de Matemática originou-se no grupo de estudos homônimo consolidado como uma ação do Programa Dá Licença desde 2018. Entusiastas das histórias em quadrinhos, o grupo aposta no uso dessa mídia como um elemento mediador para a resolução de problemas matemáticos. Caracterizada na literatura como uma linguagem popular, de fácil acesso e compreensão, os quadrinhos podem auxiliar na compreensão dos contextos dos problemas matemáticos de forma lúdica, eliminando obstáculos da língua materna e possibilitando ao professor o entendimento das dificuldades intrínsecas relacionadas à linguagem e aos conceitos matemáticos. O projeto tem como principais metas: (i) a consolidação de um grupo de pesquisa para licenciandos e professores interessados nas HQ como ferramenta pedagógica para a sala de aula de Matemática; (ii) a produção de material didático para o ensino e aprendizagem da matemática da educação básica; (iii) a orientação e produção de Trabalhos de Conclusão de Curso dos licenciandos em Matemática ou de dissertações e monografias de pós graduandos em Ensino de Matemática; (iv) a produção de artigos em periódicos especializados; e (v) a capacitação de professores da educação básica na utilização dessa mídia em sala de aula.