I Fórum de Ensino Superior para Povos Indígenas e Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro
Enviar um e-mail
Coordenador :
Mariana Bruce Ganem Baptista
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
401854.2247.377143.09022024
Departamento/Setor:
GHT
Área Temática :
Educação
Tipo:
Eventos
Publico Alvo :
povos indigenas e quilombolas do Estado do Rio de Janeiro; público docente, discente e técnico da Universidade Federal Fluminense.
Local de atuação:
ICHF, Campus Gragoatá, UFF - Niterói
Objetivo
- Ingresso: debater quais formas, caminhos e procedimentos para garantir o ingresso de estudantes indígenas e quilombolas na UFF, elaborar propostas para melhorar as ações afirmativas já existentes na instituição e propostas para construção e implementação de um vestibular específico. - Permanência: tratar da permanência de estudantes indígenas e quilombolas, desde uma compreensão abrangente, que envolva não apenas questões socioeconómicas, mas também pedagógicas, psicológicas e culturais. Propõe debater formas de melhorar as políticas já existentes na UFF, quanto mapear demandas e necessidades não atendidas por elas. - Reformas curriculares e inclusão de mestres indígenas e quilombolas na Universidade: abordar questões que dizem respeito ao debate das características das epistemologias e dos currículos vigentes nos cursos da UFF hoje e quais as transformações necessárias para garantir a presença das ontoepistemologias indígenas e quilombolas e pensamentos e práticas anti/de/contra coloniais. - Pós-graduação, acesso e permanência: tratar das políticas e ações que a universidade vem implementando para garantir a presença de indígenas e quilombolas nas pós-graduações, bem como propostas de melhoria delas para ampliar essa presença. - Formação Docente: desenvolver uma reflexão crítica sobre a formação docente promovida pelas licenciaturas da UFF e as transformações curriculares necessárias para garantir que os estudantes formados possam atuar de forma qualificada junto com comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, atendendo ao direito delas a uma educação diferenciada, específica e intercultural.
Resumo
A realização do I Fórum de Educação Superior para Povos Indígenas e Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro visa contribuir com o aldeamento e aquilombamento da Universidade Federal Fluminense, sobretudo no que se refere ao ingresso, permanência e construção de espaços que proporcionem uma maior presença e um maior protagonismo dos povos indígenas e quilombolas na nossa instituição. Deste modo, acreditamos que será possível estreitar laços, proporcionar convivências e valorizar ontoepistemologias plurais perante nossa comunidade acadêmica e o público de forma geral, compreendendo essas populações como agentes históricos cujo direito de ingresso no ensino superior precisa ser garantido. A realização do Fórum permitirá mapear e conhecer as necessidades, expectativas e demandas das populações indígenas e quilombolas quanto ao ingresso na universidade, propiciando a construção, de forma conjunta, participativa e colaborativa, da proposta de um vestibular específico e de políticas de permanência. Também permitirá debater os anseios e as reivindicações de lideranças, professores e estudantes indígenas e quilombolas quanto às reformulações curriculares e a inclusão de conhecimentos e práticas que atendam as especificidades desses povos nos cursos de graduação.