Coordenador : Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 408284.2247.300653.23072024
Departamento/Setor: GFQ
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Qualquer pessoa poderá acessar as páginas da Mostra Científica, mas o público-alvo que pretendemos atender são professores e estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, especialmente aqueles das Redes de Ensino de Niterói e cidades circunvizinhas.
Local de atuação: A III MCV ocorrerá na internet, através de uma página com direito do domínio adquirido e mantido pela coordenadora do projeto e desenvolvidas através do editor de site Wix. As campanhas de divulgação ocorrerão nas páginas do DIECI UFF no Facebook e Instagram. As palestras de divulgação ocorrerão nas escolas que aceitarem sua realização.
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é ampliar o contato do público em geral e, especialmente, de professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com as pesquisas científicas realizadas por mulheres ao longo da história, valorizando a atuação feminina nas Ciências da Natureza e Matemática e nas Ciências da Saúde, perpetuando e fortalecendo a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, com a divulgação científica. Criando e incrementando mais um canal de comunicação entre a Universidade Federal Fluminense e as comunidades da Escola Básica. Objetivos específicos: 1: Fomentar a discussão sobre o papel da ciência e da mulher cientista no modo de vida contemporâneo, despertando para a importância de se promover o respeito à dignidade da pessoa humana e de se compreender como o conhecimento científico contribui para tal. 2: Realizar uma Mostra Científica Virtual DIECI UFF, criando e alimentando um site na internet com 20 páginas, sendo 15 referentes às exposições sobre pesquisas realizadas por mulheres cientista que atuaram/atuam na Biologia, Ciências da Saúde, Física, Matemática e Química; averiguando o bom funcionamento e acesso à página da Mostra, que permanecerá online por, pelo menos, 120 dias. 3: Criar e executar meios de incentivar o questionamento pelo público e sua interação com as diversas exposições, respondendo as dúvidas e perguntas recebidas na página usando conhecimentos oriundos de pesquisas das cientistas, valorizando seus trabalhos e sua atuação na ciência. 4: Criar e realizar campanhas de divulgação da Mostra nas redes sociais do DIECI UFF (Facebook, Instagram e YouTube). 5: Produzir e executar campanha de divulgação presencial em escolas das redes pública e privadas através da realização da palestra MULHERES NA CIÊNCIA: uma minoria???, discutindo o apagamento histórico ocorrido e dimensionando sua atuação. 6: Realizar atendimento em escolas da educação básica para prestar esclarecimentos sobre a III MCV, colaborando no cadastramento à página e orientações para navegação.
Resumo
Considerando relevante a discussão do lugar da ciência no e para o modo de vida contemporâneo, bem como a relevância feminina nesse campo, este projeto se propõe a criar e veicular a III Mostra Científica Virtual DIECI UFF – Eu: Mulher e Cientista!!!, que visa despertar o público-alvo para o papel da mulher no fazer ciência e no desenvolvimento científico-tecnológico, trazendo à luz os trabalhos de algumas delas. Além de promover o respeito à dignidade humana das mulheres em geral, pretendemos valorizar e desmistificar a figura da cientista, estimulando em estudantes, especialmente em meninas, desde o ensino fundamental, o interesse por atuarem no campo científico. Para tal: criaremos e manteremos aberto um site na internet com exposições sobre a vida e a produção científica de 15 mulheres que contribuíram com o desenvolvimento da Biologia, Ciências da Saúde, Física, Matemática e Química; e, a divulgaremos em escolas através de palestras presenciais sobre o apagamento histórico e o efetivo lugar que as mulheres têm ocupado na ciência. Para estreitar os laços entre a Universidade, a Educação Básica e a Ciência, a equipe será capacitada a apresentar os respectivos conhecimentos de forma que sejam plenamente assimilados pelo público-alvo e contribuam para dirimir preconceitos e reduzir a propagação de fake news.