Inovações pedagógicas para formar professores em diálogo com a inclusão e a diversidade 2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rejany dos Santos Dominick
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
400986.2247.28426.22102024
Unidade/Órgão Adm.:
ESE
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
Neste projeto focamos as ações de interação da universidade com docentes das escolas, mas estas acontecerão on-line. Buscamos aprofundar os diálogos entre e com os diferentes saberes de docentes em formação inicial e continuada, sistematizar e produzir novos conhecimentos sobre as necessárias inclusões mediadas pelas tecnologias informacionais e assistivas para o ensino dentro da perspectiva da tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social. Nossas ações educacionais serão voltadas para o enraizamento de uma memória coletiva instituinte, plural e democrática entre os profissionais das redes envolvidas e estudantes da graduação e da pós-graduação que participarem do projeto. Buscamos a produção de reflexões críticas que gerem ações de interlocução entre os diferentes saberes sobre as necessárias inclusões que podem acontecer na educação básica e os usos das tecnologias na educação. Acreditamos que a interlocução dos profissionais da educação básica e da universidade seja indispensável para a transformação e qualificação dos profissionais dos dois espaços e conseqüente inovação e melhoria da qualidade da educação on-line. Dialogicamente interagimos com os princípios da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Este projeto articula três dimensões indissociáveis na Universidade pública: a pesquisa, o ensino e a extensão. Os aspectos extencionistas representam nossa principal porta de diálogo com os profissionais de ensino.
Objetivo
Geral Compartilhar conhecimentos sobre as diferentes abordagens de inclusão por meio de tecnologias educacionais que contribuam com professores e alunos da educação básica e da universidade, estimulando o diálogo e a participação ativa dos diferentes sujeitos, seus saberes e suas culturas. Específicos 1. Possibilitar aos estudantes das licenciaturas da UFF a interação em espaços virtuais e, quando possível, presenciais com profissionais de escolas públicas municipais ou estaduais para observar e executar, de forma interativa e democrática: planejamento, implementação e avaliação de ações educacionais inclusivas e mediadas pelas tecnologias informacionais; 2. Discutir, estudar e aprofundar conhecimentos, interagindo com os sujeitos da escola, sobre questões referentes à inclusão da diversidade nos processos de ensino; 3. Possibilitar que estudantes das licenciaturas, de mestrado e professores conheçam, construam, desenvolvam e avaliem, de forma integrada, atividades relacionadas com o exercício da docência para a inclusão, que é compreendida como ensino, pesquisa e gestão escolar; 4. Desenvolver projetos de ensino em uma concepção interdisciplinar com professores e estudantes de escolas públicas; 5. Divulgar aspectos das dinâmicas presentes no processo ensino-aprendizado e sobre “as artes de fazer” dos docentes do ensino fundamental, médio e superior sobre inclusão; 6. Fomentar a produção de textos elaborados por professores e pesquisadores das instituições envolvidas no projeto de extensão. Tais produções devem partir de experiências e apresentar reflexões teóricas; 7. Identificar e desenvolver estratégias dialógicas a partir do uso das tecnologias educacionais e da inclusão; 8. Articular reflexões e produções teóricas já existentes com as demandas, práticas, dúvidas e inovações ou repetições presentes na cultura escolar; 9. Participar das discussões sobre as políticas, os fundamentos teórico-metodológicos e os usos das tecnologias educacionais; 10. Acompanhar e contribuir para melhoria na qualidade social e humana das interações educacionais dialogando com os docentes das escolas; 12. Registrar em mídia digital e impressa algumas de nossas ações. 13. Produzir e revisitar tecnologias e teorias educacionais buscando a melhoria da qualidade social e humana da educação pública.
Resumo
Neste projeto focamos as ações de interação da universidade com docentes das escolas, mas estas acontecerão on-line. Buscamos aprofundar os diálogos entre e com os diferentes saberes de docentes em formação inicial e continuada, sistematizar e produzir novos conhecimentos sobre as necessárias inclusões mediadas pelas tecnologias informacionais e assistivas para o ensino dentro da perspectiva da tecnologia social proposta pelo Instituto de Tecnologia Social. Nossas ações educacionais serão voltadas para o enraizamento de uma memória coletiva instituinte, plural e democrática entre os profissionais das redes envolvidas e estudantes da graduação e da pós-graduação que participarem do projeto. Buscamos a produção de reflexões críticas que gerem ações de interlocução entre os diferentes saberes sobre as necessárias inclusões que podem acontecer na educação básica e os usos das tecnologias na educação. Acreditamos que a interlocução dos profissionais da educação básica e da universidade seja indispensável para a transformação e qualificação dos profissionais dos dois espaços e conseqüente inovação e melhoria da qualidade da educação on-line. Dialogicamente interagimos com os princípios da pesquisa-ação e da pesquisa participante. Este projeto articula três dimensões indissociáveis na Universidade pública: a pesquisa, o ensino e a extensão. Os aspectos extencionistas representam nossa principal porta de diálogo com os profissionais de ensino.