InterAções e Química: Diálogos e ações colaborativas entre a UFF e as Escolas
Enviar um e-mail
Coordenador :
Alceu Júnior Paz da Silva
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408497.2247.22413.25062024
Departamento/Setor:
VLQ
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo diretamente beneficiado por este projeto de extensão são cerca de 60 (sessenta) estudantes da Educação Básica, na etapa do Ensino Médio, e 30 (trinta) licenciandos em Química. Indiretamente, os professores de Química e os Coordenadores Pedagógicos da Educação Básica serão beneficiados com as ações extensionistas por valorizarem os estudos e o currículo escolar, bem como, por contribuírem com a motivação para a aprendizagem.
Local de atuação:
Escolas da Educação Básica e/ou Instituto de Ciências Exatas da UFF (salas de aula e Laboratório Didático de Educação em Química – sala 201C).
Objetivo
O objetivo geral deste projeto de extensão é: – Ampliar a troca de experiências institucionais entre o curso de Licenciatura em Química e as escolas públicas de Volta Redonda. Objetivos específicos: – Elaborar intervenções didáticas a partir das reflexões teóricas produzidas nas disciplinas História da Química I, Química do Cotidiano e Instrumentação para o Ensino de Química; – Implementar intervenções didáticas produzidas nas disciplinas História da Química I, Química do Cotidiano e Instrumentação para o Ensino de Química para estudantes do Ensino Médio; – Contribuir para o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem em Química no Ensino Médio das escolas públicas de Volta Redonda; – Aperfeiçoar o processo de formação inicial de professores de Química a partir das experiências obtidas e produzidas com a implementação de intervenções didáticas para estudantes do Ensino Médio.
Resumo
No Sul Fluminense, a cidade de Volta Redonda se caracteriza por uma expressiva atividade industrial e de serviços. Deste contexto, emergem demandas de letramento científico tanto para a qualificação profissional quanto para a formação cultural e crítica dos cidadãos frente aos dilemas sociais, políticos e ambientais decorrentes dos processos de industrialização e urbanização. Entretanto, parte significativa de estudantes de escolas públicas têm apresentado um desempenho na área de Ciências da Natureza abaixo da média estadual, sendo que o plano Municipal de Educação (2017) coloca como meta a promoção da melhoraria da aprendizagem escolar nesta área. Diante disso, este projeto de extensão tem por objetivo a criação de espaços/tempos de integração entre Universidade e Escola de modo que os produtos acadêmicos gerados pela influência do ensino de graduação e da pesquisa universitária ganhem sentido em processos de ensino e aprendizagem e promovam mudanças no ambiente escolar. Para isso, depois da sondagem de demandas do público-alvo e a sua caracterização, intervenções didáticas elaboradas com os princípios curriculares da Contextualização, Historicidade e Experimentação serão elaboradas, testadas e implementadas para estudantes do ensino médio como forma de contribuir com a motivação para a aprendizagem escolar, o fortalecimento do currículo escolar e a transformação social dos sujeitos envolvidos. Com isso, se buscam transformações recíprocas, tanto a qualificação da formação inicial de professores de Química, pela oportunidade de iniciação à docência nos primeiros períodos do currículo, como o estímulo a uma melhoria no desempenho escolar em Química, por meio do aumento da motivação para a aprendizagem.