Jogos Digitais para um ensino melhor (renovação 2024)
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Coordenador :
André Renato Villela da Silva
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408949.2247.370196.23072024
Departamento/Setor:
RCM
Área Temática :
Tecnologia e Produção
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
Preliminarmente, no Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF (Rio das Ostras).
Objetivo
Existem diversos objetivos a serem alcançados por este projeto, tendo em vista sua execução recorrente pelos próximos anos. A seguir, serão apresentados os objetivos geral e específicos deste projeto, a longo prazo. Objetivo geral: •Aprimorar a eficiência dos mecanismos de ensino e aprendizagem para os níveis básico e fundamental da Rede Municipal de Ensino (RME) por meio de jogos digitais que abordem o conteúdo didático discutido em sala de aula, resultando, sempre que possível, na melhoria de indicadores técnicos internos e externos à RME. Objetivos específicos: •Discussão sobre a utilização de jogos digitais como ferramenta de auxílio às atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula; •Criação de jogos digitais, lúdicos e interativos que permitam aos alunos se aprofundarem nos conteúdos vistos em sala de aula; •Criação de conteúdo personalizado, por parte dos docentes da RME, visando explorar eventos específicos, efemérides, sazonalidades ou simplesmente aprofundamento em algum tema com baixo desempenho prévio dos alunos; •Criação do arcabouço tecnológico para captação e armazenamento das métricas de desempenho dos alunos durante a utilização dos jogos digitais desenvolvidos no projeto; •Geração de relatórios que propiciem a criação ou melhoria das estratégias pedagógicas a serem utilizadas em sala de aula; •Criação de oportunidades, para os discentes do curso de Ciência da Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFF, de praticarem os diversos conteúdos vistos ao longo do curso; •Criação de mais uma opção de participação dos alunos do curso de Ciência da Computação em Projetos de Extensão, a fim de concluírem a creditação necessária em Atividades de Extensão, como requisito parcial para graduação; •Diálogo entre a academia e a comunidade externa sobre os benefícios de uma maior interação entre as partes;
Resumo
O projeto consiste em desenvolver uma plataforma de Jogos Digitais educacionais voltados, principalmente, para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas. Os jogos serão desenvolvidos com tecnologia que permita, sempre que possível, serem acessados por dispositivos como computadores, laptops, tablets e smartphones. A temática e as mecânicas dos jogos serão voltados para crianças do Ensino Fundamental. Futuramente, espera-se contar com a participação de professores da rede municipal de ensino para elaboração do conteúdo dos jogos, bem como de eventuais métricas de utilização da plataforma. O objetivo é permitir que os alunos possam praticar os conteúdos vistos em sala de aula e que os professores possam ter um feedback de quais tópicos precisam de algum tipo de reforço. Espera-se, também, ao final do desenvolvimento da plataforma, melhorar os índices educacionais das escolas envolvidas e expandir o projeto para o restante do município de Rio das Ostras e região. Uma alternativa à proposta original consiste na criação de jogos, simulações e/ou ambientes virtuais que possam se empregados em outros contextos da área educacional (como o pré-vestibular social da UFF em Rio das Ostras) ou na área psico-social (como o atendimento a pessoas do SPA - Serviço de Psicologia Aplicada - UFF).