Coordenador : Julia Cavalcanti Telles de Menezes
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401751.2258.367139.20022024
Departamento/Setor: GFL
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As atividades realizadas no C.E Pinto Lima terão como público- alvo estudantes do 9° ano e demais turmas do ensino médio.
Local de atuação: Colégio Estadual Pinto Lima - Niterói
Objetivo
a)Ser um agente promotor de reflexão sobre assuntos relacionados à lógica informal na formação dos alunos que participarem do projeto. b)Encorajar discussões sobre os seguintes tópicos: validade, verdade, proposição, argumento e, mais importante, instigar os alunos a reconhecerem argumentos para que saibam identificar o que é um argumento válido ou não. c)Estimular os estudantes a terem pensamento para melhorarem a leitura e a elaboração de textos. d)Promover debates, sobre os mais diversos temas, para que os alunos sejam expostos à situações em que precisam defender um ponto de vista. Com isso, espera-se que os alunos consigam construir seus próprios argumentos e que percebam quando uma falácia for utilizada, por exemplo. e)Incentivar os alunos a pesquisarem e a consumirem os mais diversos textos para que tenham contato com diferentes estruturas argumentativas. f)Motivar os alunos a desenvolverem textos e/ou outras produções artistíticas para que exponham o que produziram para colegas no Pinto Lima e na UFF.
Resumo
É uma exigência bastante frequente que alunos das turmas a partir do 9° ano do ensino básico sejam capazes de elaborar textos e desenvolver raciocínios que dependem de uma boa interpretação textual. No entanto, pode-se observar uma dificuldade geral no reconhecimento da estrutura argumentativa de um texto, isto é, no reconhecimento das premissas e da conclusão do argumento de um texto, e também no reconhecimento da validade lógica de um argumento. Um problema adicional que decorre desta primeira dificuldade é o fato de que muitos alunos que encontram certo obstáculo quando precisam formular um argumento próprio, recorrendo assim à transcrição literal de materiais disponíveis—seja em livros didáticos, ou recursos online—para realizarem as atividades em sala de aula. Neste contexto, o projeto de extensão Lógica Informal na Escola pretende auxiliar os alunos a estimular a leitura de textos com diferentes estruturas argumentativas utilizando conceitos da lógica informal. Com isso, trabalharemos os conceitos de: inferência, dedução, indução, argumento, premissa, conclusão e falácias a partir de textos que os alunos consomem todos os dias. A partir desses conceitos e das atividades que serão realizadas semanalmente, espera-se que os alunos tenham maior facilidade no reconhecimento de estruturas argumentativas, e portanto que eles sejam capazes de extrair premissas e conclusão de um texto, e avaliar a validade de um argumento. Acreditamos que o treinamento de tais habilidade lógico-analíticas tenha impacto enriquecedor na interpretação e na produção de textos. Esta habilidade que será certamente valiosa em qualquer etapa da formação dos alunos—acadêmica ou profissional.