Coordenador : Aline Moreira de Souza
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401910.2258.84665.21022024
Departamento/Setor: MCV
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Alunos de escolas que visitem a Casa da Descoberta. Alunos de escolas de Niterói Pessoas da sociedade que tenham curiosidade no coração, independente de onde morem e que acompanhem nossas redes sociais. Idade: a partir de 2 anos.
Local de atuação: Casa da Descoberta Escolas ou projetos de apoio educacional de Niterói, que tenham interesse em receber o projeto. Projetos sociais de apoio ao aprendizado. Feiras cientificas Mostras de extensão Laboratório Clínico Veterinário do Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho Laboratório de Pesquisa Clínica e Diagnóstico Molecular Professor Marcílio Dias do Nascimento (LAMADIN) Ambos na Faculdade de Veterinária - UFF - Rua Vital Brasil Filho, 64 - Vital Brasil - Niterói Continuamente nas Redes sociais: Facebook: Laboratorio Aberto - UFF Instagram: @laboratorioabertouff
Objetivo
Metas: - Processar exames laboratoriais para auxiliar no diagnóstico, prevenção e tratamento de animais domésticos e silvestres. - Auxiliar na conservação de animais silvestres, ressaltando sua diversidade. - Apresentar o mundo microscópico e a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de doenças em animais e humanos, além de formas de prevenção e conceitos de saúde única e biossegurança. - Estimular na criança e adolescente a curiosidade pelo mundo da Ciencia; - Permitir a sociedade conhecer equipamentos laboratoriais e a importância da Ciência; - Divulgar os exames realizados em um Laboratório Clínico Veterinário; - Ressaltar a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de agentes causadores de doenças nos animais e humanos; - Ressaltar a importância dos exames laboratoriais para diagnóstico de doenças e acompanhamento do tratamento nos animais; - Divulgar conceitos de Saúde Única; - Divulgar conceitos de educação ambiental e biossegurança; - Formar nos visitantes amplificadores da informação; - Reafirmar a importância dos profissionais que atuam em Laboratórios; - Formar médicos veterinários conscientes do seu papel na sociedade, enquanto divulgadores de conhecimento; - Compilar dados de questionários aplicados para publicação dos resultados das ações em congressos e revistas; Metodologia: - Apresentar equipamentos antigos e novos e vidrarias utilizadas em Laboratórios, inclusive remotamente; - Explicar o que é feito em um Laboratório Clínico Veterinário, inclusive remotamente; - Demonstrar a utilização de microscópios e permitir a manipulação deste pelos participantes; - Apresentar as células e parasitas do sangue de animais de forma lúdica em moldes de EVA, inclusive remotamente; - Apresentar as células e parasitas do sangue de animais para observação em microscópios e também em slides e vídeos (inclusive remotamente); - Apresentar videos educativos sobre diagnóstico e prevenção de doenças em animais e humanos, inclusive remotamente; - Desenvolver e aplicar jogos e quizz (inclusive remotamente) para sedimentação do que foi apresentado - Produzir e divulgar materiais lúdicos e informativos no instagram e facebook do Laboratório aberto.
Resumo
O programa Laboratório Aberto foi desenvolvido para divulgar a ciência e despertar vocações em futuros cientistas, engloba os projetos Laboratório Clínico Veterinário - LABHUVET/UFF, Apoio Diagnóstico aos animais errantes (PADAE), Apoio diagnóstico aos animais aquáticos (PADAQUA) e Campanha de Conscientização de Doenças Transmitidas por Vetores. Está articulado ao programa de extensão Casa da Descoberta. O programa tem por objetivos dar apoio ao diagnóstico para auxílio na prevenção, preservação e tratamento de doenças em animais domésticos e silvestres, despertar vocações em futuros cientistas e trazer a ciência ao alcance de todos por meio da educação em saúde e ambiental. De forma lúdica e interativa, os conceitos são apresentados, onde células do sangue podem ser um exército no combate aos parasitas vilões e formas de prevenção de doenças nos animais e humanos são transformados em passatempos. Assim a ciência vai sendo apresentada de uma forma mais divertida. Espera-se conscientizar o público sobre a importância do diagnóstico e prevenção de doenças em animais e humanos e despertar vocações e futuros cientistas na nossa comunidade. A proposta ocorre na Casa da Descoberta, em escolas, projetos de apoio educacional, feiras de ciências entre outros que tenham interesse no projeto, e no Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da Universidade Federal Fluminense. As redes sociais do Instagram (@laboratorioabertouff) e Facebook (Laboratorio aberto-UFF) são utilizadas continuamente, com postagens regulares para divulgar informações sobre saúde única, exames laboratoriais, diagnóstico, prevenção de doenças, meio ambiente, conservação e muito mais e para avisar ao publico sobre as açoes presenciais.