Coordenador : Ana Isabel Guimarães Borges
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401714.2258.85690.12022024
Departamento/Setor: GLE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da graduação do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e de outras Universidades; b. Alunos da graduação do curso de outras licenciaturas do IL/UFF e de outras Universidades; c. Estudantes e professores do ensino fundamental, médio e superior; d. pessoas da comunidade interna e externa da UFF, sem contato prévio com um curso formal de proficiência leitora, seja em português ou em idioma estrangeiro.
Local de atuação: Os locais pensados para a realização das atividades são o Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº Campus do Gragoatá, Bloco C cep 24210-200 São Domingos – Niterói – RJ Telefone/Fax: +55 (21) 2629-2601), escolas e bibliotecas públicas, ou outros espaços, segundo se mostrem convenientes para a comunidade e mais férteis para o trabalho, e a internet. Em relação às palestras, a experiência remota, iniciada durante a pandemia, revelou-se excelente, melhor que a presencial. Foi mais fácil organizar a atividade, foi mais fácil para os palestrantes abrirem um espaço para o evento entre as suas tarefas, e o público aumentou e diversificou-se, chegando os eventos a várias universidades do país. Em relação às consultas à comunidade e ao trabalho com ela, podemos combinar a proposta do trabalho presencial com encontros remotos, dependendo da atividade a realizar: consultas e enquetes, por exemplo, podem ser feitas remotamente; os encontros de leitura serão em princípio presenciais e assim serão propostos; mas também podem ser feitos na modalidade remota, dependendo das conveniências da comunidade.
Objetivo
O objetivo do projeto é fazer da extensão o início do processo de profissionalização do estudante, despertando neles as questões que mais adiante vão enfrentar em sua formação e prática, gerando leitores críticos e capazes de formar, eles mesmos, leitores também críticos. Um segundo objetivo é integrar em um mesmo projeto diferentes espaços de pesquisa e ensino/aprendizado nas universidades, com o fim de construir nos alunos uma visão menos fragmentada de seus estudos e práticas. No caso da UFRJ, integra-se ao projeto o CLAC (Cursos de Línguas aberto à Comunidade); no caso da UFF, a extensão integra-se à graduação através da disciplina GLE00613 - Estratégias de Leitura e Redação I, recém classificada como optativa de ênfase, na qual exercitam-se várias das estratégias leitoras usadas na produção do material da extensão e de onde saíram duas, das quatro extensionistas do projeto nesta versão 2024/2025. O terceiro objetivo é fomentar a relação entre o Instituto de Letras e sua comunidade através de uma ação que tenha como interlocutores pessoas que busquem experiências leitoras em língua materna e com uma língua estrangeira, além dos demais produtos oferecidos pela Instituição - como biblioteca, eventos, mostras e feiras, etc. E ainda buscar interlocução com pessoas que se encontrem fora do ambiente universitário, como escolas, bibliotecas, ONGs, vestibulares comunitários, objetivando aproximá-las, ao levar a Faculdade até elas. Finalmente, é também nosso objetivo produzir e aplicar materiais didáticos específicos de leitura, abarcando os mais variados gêneros para falantes de português brasileiro e direcionados exclusivamente ao público que os utilizará. Ao decidir operar com textos, consideramos que a meta vai além do ensino de usos linguísticos. O que nos interessa é ensinar operações discursivas de produção de sentido (MARCUSCHI, 2008). Quando direcionamos o foco para a língua estrangeira, vemos que essa visão se amplia na medida em que a interação ocorre entre culturas, numa prática de reconhecimento que possibilita o deslocamento e a inserção do aprendiz em novos âmbitos de atuação, principalmente quando pensamos nos processos de comunicação que envolvem, na atualidade, a questão das novas mídias e seus usos. Daí que um dos objetivos seja relacionar a prática docente à produção de materiais que incorporem essas novas tecnologias, focando nos gêneros digitais, no sentido mais restrito, e em plataformas e sites educacionais, assim como nos instrumentos necessários para acessá-los e produzi-los.
Resumo
Este projeto se propõe a formar mediadores de leitura críticos e proficientes, que ajam multiplicando essa prática leitora nas comunidades em que atuem, ajudando assim a criar cidadãos conscientes, solidários e ativos. Partimos de uma perspectiva textual-discursiva, no viés sócio-interativo, que considera a língua um sistema de práticas com o qual os falantes/ouvintes (escritores/leitores) agem e expressam suas intenções com ações adequadas aos objetivos em cada circunstância...; e que toma o texto como a unidade máxima de funcionamento da língua. (MARCUSCHI, 2008). Isso implica que o texto, oral e escrito, torna-se o centro do processo de interação. Essa perspectiva nos leva a uma ótica interacional no ensino/aprendizagem em que se privilegiam o gênero (BAKHTIN, 1998) e sua tipologia. Somado a isso, tomamos como diretriz a noção de interculturalidade (RODRIGO, 2001), a partir da qual o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira se posiciona na esfera que privilegia o encontro e a comunicação intercultural, auxiliando na compreensão do mundo e de si mesmo, no equilíbrio das relações de poder e no fomento da consciência social. Nos valemos também do conceito de multiletramentos de ROJO (2012) e incluímos gêneros ligados diretamente à cultura dita de periferia e/ou popular, recuperando com isso GARCÍA CANCLINI (1998), que caracteriza a produção cultural urbana contemporânea a partir da desterritorialização e do descolecionamento. Isso leva a uma apropriação da cultura totalmente diferente daquela realizada através dos usos estabelecidos e ofertados tradicionalmente. Ler o mundo é uma estratégia que ampara elaborações e re-elaborações do estar-no-mundo.