Coordenador : Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 403413.2247.189237.26042024
Departamento/Setor: MFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : opulação em geral interessada na área de feridas com ênfase em alunos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e alunos de Enfermagem de outras Universidades.
Local de atuação: Os encontros serão realizados virtualmente e presencialmente na EEAAC.
Objetivo
Objetivo Geral: Realizar encontros, palestras e congressos com temas relacionados à área de cuidados em feridas, visando a propagação de conhecimento na área para o meio acadêmico. Objetivos Específicos: I. Desenvolver o ensino, a pesquisa e a assistência para os estudantes de Enfermagem e de outros cursos da área da saúde no campo de cuidados em feridas e suas áreas de atuação; II. Buscar a aproximação entre os corpos discente, docente e técnico administrativo da Universidade Federal Fluminense; III. Organizar e incentivar atividades e promoções de caráter político, cultural, científico e social que visem o aprimoramento da formação universitária de seus membros relacionados com a atividade referente à Enfermagem e a outros cursos da área da saúde.
Resumo
A área de feridas possui uma grande abrangência em diversas profissões, muitas vezes criando a necessidade de acompanhamento e intervenções que minimizem complicações e proporcionem um ambiente apropriado e orientações adequadas para uma reabilitação integral. Através dessas demandas, as ligas acadêmicas podem proporcionar diferentes cenários de ensino-aprendizagem, além de interação ativa entre os sujeitos, a emancipação, a autonomia e o respeito às diferenças. O objetivo deste projeto de extensão é desenvolver a promoção e a difusão de conhecimentos sobre os cuidados em feridas, contribuindo assim para a formação acadêmica e profissional dos alunos da Enfermagem e de outros cursos da área de saúde que possuam interesse no tema. O projeto contribuirá para a inserção no território do âmbito do tratamento de feridas, a qualificação do currículo, o reforço no ensino e aprendizagem e preenchimento de lacunas deixadas pela fragilidade curricular.