Laboratório de Letramentos Acadêmicos - LabLA-UFF
Enviar um e-mail
Coordenador :
Jéssica do Nascimento Rodrigues
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401761.2258.269825.20022024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
A cada ação extensionista, serão ofertadas vagas para professores das escolas públicas da região (das esferas federal, estadual e municipal), nosso público-alvo principal, para outros profissionais da educação e para estudantes de cursos de licenciatura. Apesar de nosso projeto ter abrangência regional, também aceitaremos inscrições de interessados de todo o país, em nossas ações on-line.
Local de atuação:
Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE) Rua Professor Marcos Waldemar Freitas, Campus do Gragoatá, bloco D, sala 405. São Domingos, Niterói, RJ, CEP 24.210-201 Telefone: (21)2629-2644 As atividades ocorrem em salas de aula da Faculdade de Educação e do Instituto de Letras, no Campus Gragoatá, as quais são reservadas semestralmente. Algumas atividades ocorrem em modelo remoto no espaço do Google Meet para atender a professores e professoras de outros municípios.
Objetivo
- Viabilizar um trabalho regular e sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos da formação inicial e continuada de professores (de fichamentos a teses), por meio de oficinas, rodas de conversa, cursos, palestras e atendimento individualizado aos alunos de cursos de Pedagogia e de Letras, aos alunos de outros cursos de licenciatura que venham a se interessar pela proposta e, sobretudo, ao nosso público-alvo central, que são os professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno, além de outros profissionais interessados na proposta; - Criar e multiplicar ações extensionistas mediante articulação dos cursos de formação de professores com as escolas públicas da região, podendo dialogar com outros projetos já existentes na universidade, como o Programa Licenciaturas, os Programas de Tutoria e outras instituições de ensino superior, como UFRN e UNIRIO; - Promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação inicial e continuada de professores como uma forma de aproximação dessas duas esferas, a acadêmica e a escolar; - Construir coletivamente expedientes pedagógicos para o trabalho com os gêneros resenha, resumo, fichamento, ensaio, artigo científico, projeto de pesquisa e relato de experiência, de modo que professores em formação ou já formados vivenciem eventos de letramento, a exemplo da criação do Ciclo de Oficinas de Escrita Acadêmica e do Ciclo de Rodas de Conversa sobre Letramentos Acadêmicos; - Fortalecer o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF), realizando reuniões periódicas de estudos e estimulando/ realizando pesquisas sobre o tema dos letramentos acadêmicos e sobre as experiências vivenciadas nas ações extensionistas; - Dialogar com outros grupos e projetos, como o grupo de pesquisa Metacognição & Práticas Discursivas (UFF) e os projetos de extensão Programa de Alfabetização e Leitura (PROALE) e Práticas Inventivas de Educação Linguística (UNIRIO); - Divulgar os resultados das ações extensionistas em eventos acadêmicos, em periódicos científicos e no site do GEPLEA: www.geplea.uff.br, espaço em que também serão publicados textos escritos pelos professores e pelos estudantes; - Viabilizar a participação de discentes colaboradores e voluntários em todas as etapas do projeto como parte fundamental de sua formação.
Resumo
Já que aos professores universitários se apresenta o desafio da criação de expedientes pedagógicos para a promoção de experiências de leitura e escrita de textos acadêmicos nos cursos de graduação e pós-graduação, desafio necessário para que licenciandos e professores atuantes na educação básica se engajem nas escolas como trabalhadores que veem na universidade uma das fontes e parceiras de produção e compartilhamento do conhecimento, o programa Laboratório de Letramentos Acadêmicos se torna uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão articulada ao propósito de colaborar com a formação inicial e continuada de professores, considerando que as práticas escriturais são necessárias para esse diálogo. Ancorado nos Estudos do Letramento, no Dialogismo Bakhtiniano e na Metacognição, o programa objetiva viabilizar um trabalho regular e sistemático de leitura e escrita de gêneros acadêmicos típicos dos cursos de formação inicial e continuada de professores por meio de ciclos de oficinas e de rodas de conversa, cursos e atendimento individualizado e em grupos a alunos de Pedagogia, Letras e outros cursos de licenciatura e a professores das escolas públicas da região de Niterói e entorno. Além disso, intenciona promover um debate problematizador dos letramentos acadêmicos na formação docente como forma de aproximação das esferas acadêmica e escolar. Como principais resultados, esperam-se a promoção e a multiplicação de ações extensionistas que visem à inclusão de estudantes das licenciaturas e de professores da educação básica nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica, assim como o reconhecimento dessa necessidade por parte da comunidade acadêmica.