Coordenador : Bárbara Breder Machado
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401271.2258.50682.29012024
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Local de atuação: As atividades de pesquisa e preparo das ações serão realizadas no campus da UFF no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR. As ações serão realizadas em sala de aula, e junto aos equipamentos e espaços da prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.
Objetivo
- Pesquisar sobre a sexualidade humana em articulação e parceria com pesquisadores de Instituições diversas; - Produzir conhecimento através do estudo crítico sobre o gênero considerando o atravessamento político e cultural; - Levar à comunidade o debate acerca das questões de gênero a fim de combater a violência; -Promover ações de combate a lgbtqiapn+fobia - Acolher e oferecer suporte clínico às vítimas de violência de gênero no município de Campos dos Goytacazes e adjacências - Promover atividades de intervenção no território de promoção à defesa das diversidade sexual e direitos humanos
Resumo
O Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero visa produzir conhecimento em parceria com outras Instituições e movimentos sociais sobre a diversidade sexual, sob o viés da psicanálise entendendo sua complexidade e atravessamentos culturais e políticos. Possui como objetivo promover pesquisas, grupos de estudos sobre a temática, bem como ações na comunidade a fim de atingir diferentes segmentos sociais visando desconstruir a ideia de patologização da sexualidade. Buscando promover o discurso em prol da diversidade sexual e ampliar o conhecimento acerca da formação da identidade de gênero. Visa incluir em seu âmbito o acolhimento das pessoas que sofreram violência de gênero, através dos atendimentos realizados no Serviço de Psicologia Aplicado, sob o projeto de estágio: Clínica psicanalítica das disciplinas Estágio Supervisionados I e II, de responsabilidade da Prof.a Dr.a Bárbara Breder Machado. Neste sentido, a escolha do significante laboratório também atende a proposta de produzir experimentações teóricas de áreas aparentemente distintas, estudos de gênero e psicanálise a fim de extrair deste encontro aspectos políticos da clínica. Visa, portanto, acolher alunos em seus trabalhos monográficos e a produção de artigos e trabalhos científicos em congressos a partir da articulação com a pesquisa: psicanálise profana: a clínica entre a causa analítica e a causa feminista, bem como as reflexões advindas das supervisões do estágio em clínica psicanalítica, realizado no SPA - serviço de psicologia Aplicada. O que efetiva o tripé universitário, ensino, pesquisa e extensão.