Coordenador : Maria Onete Lopes Ferreira
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402349.2258.86121.20022024
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do ensino infantil da Escola Municipal Cornelis Verolme
Local de atuação: Angra dos Reis
Objetivo
A execução do projeto deve contar com a participação de bolsista, porque se compartilha do pensamento de que a extensão cumpre, na formação universitária, dentre outras, a função de inserir o estudante na realidade social em que irá atuar como profissional. Neste sentido, o envolvimento em projetos de extensão produz, além de experiência, o aguçamento ou despertar da consciência crítica. Ou como diz Severino (2003), a extensão contribui para que a universidade desempenhe mais satisfatoriamente seu papel de formação de seres que se percebem como sujeitos da história e não apenas como técnicos em sua área. O que norteia esta ação é o desejo de tornar mais agradável e prazerosa a escola, através de atividades que contribuam pára uma formação humanizadora e crítica das crianças. Acreditamos que a desmotivação que caracteriza os estudantes do ensino fundamental, em especial na escola pública, tem a ver, dentre outras coisas, com a ausência de sentido com que o processo ensino-aprendizagem é captado pelos estudantes. Falta incentivo porque a escola se caracteriza por atividades enfadonhas e repetitivas de copiar e escutar... Entendemos que para melhorar a formação das crianças é necessário oferecer a elas atividades nas quais encontrem sentido e prazer. A poesia, portanto pareceu-nos um pretexto interessante para o alcance do objetivo norteador da ação de extensão. Ler e ouvir poema, bem com,o desenvolver outras atividades relacionadas com a poesia vem se revelando um importante instrumento de valorização da escola e também dando visibilidade as nascimento não apenas de poetas novos, mas de gente que descobre o gosto pela leitura e pela arte. Preferimos utilizar poemas de autores clássicos, sem, no entanto, abdicar daqueles mais contemporâneos. A opção por textos clássicos visa estimular nas crianças o gosto diversificado pela arte, assim como o conhecimento e o apreço por obras que se distanciem dos apelos mercantis vigentes. A rigor, mais do que uma simples leitura e escuta de poesias, almeja-se desenvolver nas crianças o gosto pela leitura de obras clássicas no campo da arte e da poesia em particular. Ao se pretender desenvolver o gosto pelo clássico desde a infância vislumbra-se, como consequência uma formação que não se limite à compreensão da cultura como produto de consumo. Deseja-se ainda o despertar da consciência de que a arte literária é uma manifestação historicamente produzida de acordo com valores e cultura de cada época. Dito de forma mais especifica, os objetivos da atividade consistem em proporcionar às crianças , por meio da leitura de poemas e outras atividades similares uma aprendizagem que as tornem mais cidadãs, mais cultas e mais comprometidas com um mundo mais desigual Portanto, a poesia na escola visa: a) A inserção de alunos do ensino fundamental em atividades criativas e lúdicas, bem como na leitura de obras clássicas, visando despertar nelas o gosto pelos estudos, assim como o interesse pela pesquisa e conhecimento histórico; b) Desenvolver o interesse e iniciação em leitura e escrita críticas com vistas ao favorecimento de desenvolvimento de uma mentalidade critica, culta e aberta ; c) Promover leituras dramatizadas de adaptações de obras clássicas visando tanto despertar o gosto e a vocação artística, como transformar a escola em um ambiente agradável e, portanto favorável à aprendizagem eficaz d) Enriquecer o fazer pedagógico com atividades culturais que permitam melhorar seu reconhecimento e importância aos olhos da comunidade
Resumo
O projeto é realizado com crianças do ensino fundamental numa escola municipal em Angra dos Reis. O desenvolvimento das ações acontece através de encontros semanais com a duração de uma hora. O propósito do projeto é oferecer às crianças um contato direto com a arte escrita, para que elas desenvolvam no espírito sensível e a menta criativa. A arte, por ser inerente à criatividade eleva a humanização e deve ser estimulada, preferencialmente na infância. Nosso ponto de partida é uma crítica à escola contemporânea, por estar defasada e carecer de inovações que a tornem coerente com o tempo presente. Entretanto, se trata de jogar fora a experiência histórica. Do que se trata é de inovar o fazer pedagógico com projetos e atividades atrativas para as crianças das camadas populares. A escola pública deve caminhar na contramão do utilitarismo que se convencionou como finalidade do ensino. A educação escolar não deve se limitar a formar pessoas para atender aos anseios do mercado. Esta crítica à escola está na essência desse projeto e a poesia é o dispositivo para a ampliação da formação no ensino infantil. Bons resultados, veem sendo colhidos e, isso aparece na descobertas de poetas mirins e na aprovação das crianças no final de cada ano letivo.