Coordenador : Paola Soares Cardoso
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 405607.2247.349921.11112024
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Discentes de outras Faculdades de Medicina.
Local de atuação: Hospital Universitário Antônio Pedro
Objetivo
Os objetivos da Liga são: I – Promover a integração entre alunos de graduação, professores e profissionais dos serviços da área da saúde; II – Aprimorar o conhecimento teórico-prático no que tange à Cirurgia Plástica; III – Adquirir os conhecimentos teórico-práticos necessários à produção de trabalhos científicos; IV – Publicar em revistas científicas os resultados alcançados durante as atividades da Liga; V– Aperfeiçoar a relação com os pacientes, através da compreensão de conceitos-chave de Cirurgia Plástica; VI – Iniciar o acadêmico em estágios de Cirurgia Plástica; VII – Promover cursos, simpósios, congressos, com participação de alunos, professores, pesquisadores e comunidade geral; VIII – Realizar atividades de prevenção em saúde, junto à comunidade acadêmica, profissional e sociedade em geral em subtemas tais como queimaduras, tratamentos de feridas, úlceras de pressão, dentre outros; IX– Contribuir para a formação de profissionais capacitados a avaliar as evidências científicas disponíveis e conciliá-las com as vontades do paciente, visando uma melhor prática médica; e X– Integração com outras Ligas Acadêmicas.
Resumo
A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica da UFF (LACiP - UFF) foi criada com o objetivo de proporcionar enriquecimento da formação acadêmica, difundir a educação continuada em Cirurgia Plástica e promover eventos – como aulas, estudos dirigidos, discussões de casos clínicos, leituras críticas de artigos científicos, palestras, cursos de férias, simpósios, treinamentos, seminários, simulados – aos discentes da Faculdade de Medicina da UFF e/ou à comunidade, bem como vinculá-la a entidades de referência em Cirurgia Plástica. Salienta-se o caráter eminentemente educador da liga, artifício para o processo de ensino-aprendizagem tanto para os discentes e membros, quanto para a comunidade.