Coordenador : Karla Regina Oliveira de Moura Ronchini
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 399549.2247.289968.14032024
Departamento/Setor: MMC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : As atividades de pesquisa e ensino terão como objetivo atender às demandas de saúde da sociedade, e dessa forma contribuir para a qualificação de profissionais para a abordagem dos agravos em saúde no campo da Infectologia. Levar-se-á em consideração, a integralidade do cuidado e haverá a geração de produção científica socialmente evidenciada. As ações de extensão, por sua vez, têm como objetivo a inserção dos estudantes na comunidade para que os mesmos possam interagir com as pessoas e definirem, em conjunto, as atividades de interesse que atendam às demandas daquela população. Será dada importância aos termos do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), cuidado em saúde, estratégias de prevenção, promoção e ensino em saúde, além de ter como base os principios da integralidade,da universalidade e da equidade, que são considerados os pilares do SUS.
Local de atuação: As reuniões presenciais e atividades de ensino e pesquisa da Liga Estudantil de Infectologia ocorrerão preferencialmente nas dependências do prédio Hospital Universitário Antônio Pedro e da Faculdade de Medicina da UFF. Podendo também ocorrer reuniões e atividades no Instituto Biomédico da UFF. As ações de Extensão com a comunidade ocorrerão na Região Metropolitana II em diálogo com grupos populacionais dos municípios englobados, visando atender às suas demandas. Essas atividades poderão ocorrer tanto em ambientes fora da universidade, como em ambientes públicos desses municípios ou em sedes de entidades parceiras, quanto dentro dos diversos campi da universidade, de acordo com o planejamento das ações de extensão.
Objetivo
Objetivos: Objetivo Geral: Construção de um vínculo entre estudantes de medicina da UFF e comunidade da Região Metropolitana II do Rio de Janeiro que seja pautado em extensão, ensino e pesquisa, abrangendo sobretudo aspectos relacionados a doenças infecciosas e parasitárias. Objetivos Específicos: Introduzir o estudante na rede regional de saúde de modo que seja capaz de realizar diagnóstico situacional e compreender o território, identificando demandas específicas de populações que possivelmente se beneficiariam de uma relação de extensão universitária. Identificar na comunidade e nos serviços de saúde oportunidades para realização de atividades de prevenção e promoção em saúde no que tange às doenças infecciosas e parasitárias. Envolver o estudante no debate e ações sobre acesso à saúde, direitos humanos e atenção integral das pessoas acometidas pelas doenças negligenciadas. Possibilitar interação comunitária e experiência clínica dos estudantes com pessoas acometidas por HIV/AIDS e hepatites virais crônicas, visando à extensão universitária e a formação médica generalista. Abordagem prática dos principais temas relativos a Doenças Infecciosas e Parasitárias nos níveis primário, secundário e terciário da assistência à saúde, capacitando o estudante na prescrição racional de antimicrobianos, visando a formação generalista. Construção de um espaço de discussão clínica e científica, com autogestão de aprendizado por parte do corpo docente. Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas científicas pautadas no eixo das doenças infecciosas e parasitárias que resultem na formação de conhecimentos que podem, futuramente, promover um retorno positivo para a atenção à saúde da população.
Resumo
A Liga Estudantil de Infectologia é um programa de extensão que, dentro da perspectiva discente e social, busca promover a discussão de assuntos na área da Infectologia que são imprescindíveis a qualquer médico. Concomitantemente, tem o objetivo de fomentar ações de promoção à saúde na comunidade dentro do contexto das doenças infecciosas e parasitárias, atendendo assim demandas por vezes negligenciadas. Essa forma de capacitação do estudante determinará uma melhor abordagem do aluno como um agente de promoção à saúde, o que será um determinante na participação da transformação social. Além disso, busca também alavancar projetos de pesquisa que possam inserir os alunos em um contexto de desenvolvimento do conhecimento o qual, por fim, pode desencadear processos de intervenção baseados na observação do cotidiano. A Liga busca abranger, ao mesmo tempo, graduandos e grupos populacionais específicos situados em um ambiente extra universitário. Assim, espera-se desenvolver, junto aos estudantes, conhecimentos que complementam e enriquecem a sua formação como futuros médicos. Ademais, espera-se diminuir a distância entre o ambiente universitário e a comunidade, gerando condições que permitam a propagação bilateral do conhecimento e a promoção de saúde entre os grupos envolvidos. Sendo assim, a criação de um programa com relevância social, com espaço para a construção do conhecimento, da experimentação das formas de cuidado e que corrobore com as necessidades básicas da população, será fundamental para a compreensão do processo saúde-doença e que resultará em futuros profissionais habilitados para lidar com as realidades sociais.