Liga de Inteligência Artificial e Disruptividades no Direito
Enviar um e-mail
Coordenador :
Livia Pitelli Zamarian Houaiss
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
410659.2247.353427.04102024
Departamento/Setor:
SDV
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Local de atuação:
Sala de aula da Faculdade de Direito e encontros síncronos e assíncronos pela plataforma Google Meet, Zoom, Microsoft Teams ou outra similar.
Objetivo
a) capacitar os membros da comunidade em temas relativos a Inteligência Artificial Aplicada ao Direito; b) oferecer aos alunos participantes do projeto um espaço para experimentarem as ferramentas de Inteligência Artificial - uma vez que planejam, organizam, coordenam, controlam, comandam as atividades; c) oferecer cursos de curta duração sobre temas afins a Inteligência Artificial para membros da comunidade discente; d) certificar os participantes que apresentarem rendimento mínimo no curso em que se inscreveu; e) aumentar o envolvimento da comunidade discente nas atividades de extensão de acordo com as novas regras das Atividades Curriculares de Extensão (ACE).
Resumo
Proposta de criação de liga alinhada com a iniciativa de expansão acadêmica da UFF, que visa integrar o estudo e a prática da Inteligência Artificial no campo jurídico. A Liga Acadêmica de Inteligência Artificial e Disrruptividade no Direito (LIADD) objetiva reunir projetos de pesquisa, cursos, workshops e palestras gratuitas focadas na intersecção entre Direito e Inteligência Artificial. Será um espaço colaborativo no qual alunos de graduação, sob a orientação de professores, mestrandos e doutorandos, poderão se aprofundar nas aplicações da IA no Direito. Além disso, a Liga manterá uma presença ativa nas principais redes sociais, compartilhando regularmente conteúdos informativoso uso da IA no campo jurídico. Será conduzida por e para os alunos de graduação, incentivando-os a se tornarem protagonistas no desenvolvimento de projetos que integram IA e Direito. Dentro das novas diretrizes curriculares que incluem Atividades Curriculares de Extensão (ACEs), a LIADD permitirá que os alunos adquiram experiências práticas em um campo emergente, ao mesmo tempo em que cumprem os requisitos curriculares. A UFF disponibilizará recursos e infraestrutura, como salas de reuniões e laboratórios virtuais, para o desenvolvimento das atividades da Liga. Os alunos terão a oportunidade de prototipar novas ideias, testar metodologias inovadoras, e coletar feedback de seus colegas e participantes.Além do cumprimento das horas exigidas pelas ACEs, os alunos participantes da LIADD terão a chance de desenvolver habilidades essenciais para o futuro do Direito, como trabalho em equipe, organização de eventos, e compreensão das profundas mudanças que a Inteligência Artificial está trazendo para o campo jurídico.