Linguística Forense: da Universidade aos Tribunais
Enviar um e-mail
Coordenador :
Welton Pereira e Silva
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
408539.2247.279523.02082024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Estudantes de Letras da UFF; estudantes de Letras - comunidade externa; profissionais formados em Letras; estudantes de Direito; profissionais do Direito; estudantes de Fonoaudiologia.
Objetivo
Objetivo geral: apresentar a Linguística Forense a estudantes e profissionais da Letras tanto da UFF quanto da comunidade externa. Objetivos específicos: i)dar prosseguimento à tradição de investigação e divulgação da Linguística Forense no Instituto de Letras da UFF; ii)apresentar a área para profissionais de cursos afins, como a Fonoaudiologia e o Direito; iii)divulgar a Linguística Forense, contribuindo para sua consolidação como ciência forense no Brasil.
Resumo
Organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguística Forense (LinFor – UFF/CNPq), o projeto de extensão intitulado Linguística Forense: da Universidade aos Tribunais, em sua segunda edição, tem por objetivo apresentar a área interdisciplinar da Linguística Forense ao público interno e externo à UFF. Alunos das diferentes habilitações do curso de Letras desta e de outras universidades terão a oportunidade de conhecer essa área que ainda não se encontra amplamente disseminada pelas universidades brasileiras. O foco principal é mostrar para o estudante de Letras e profissional graduado em Letras/Linguística a forma como o linguista pode contribuir em demandas judiciais em que alguma evidência linguística tenha sido produzida, como cartas de ameaça, discurso de ódio, mensagens fraudulentas, plágio, dentre outras possibilidades. Também será abordada a forma como os estudos linguísticos podem contribuir para o sistema jurídico por meio da pesquisa científica. O curso terá fundamentação teórica e atividades práticas. Estudantes e profissionais de áreas correlatas, como Direito, Fonoaudiologia e Ciências Forenses serão bem-vindos.