Livros Falados
Enviar um e-mail
Coordenador :
Helen P Fontes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
407403.2247.79473.02052024
Departamento/Setor:
GCO
Área Temática :
Comunicação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo caracteriza-se por estudantes universitários que precisam de alternativas para o acesso e consumo de textos acadêmicos.
Local de atuação:
Estúdio de áudio do Iacs
Objetivo
O objetivo do projeto consiste em ampliar o acesso à bibliografia dos cursos e dar mais uma opção para que os discentes acessem o conteúdo proposto, possibilitando uma maior praticidade aos estudos. Partindo do 1° semestre, o projeto pretende transformar em áudio os textos que forem utilizados pelos professores no decorrer do curso. A iniciativa também objetiva a constituição de um repositório online para os áudios produzidos, que será disponibilizado para universidades públicas. Os áudios gravados serão disponibilizados em um repositório e divulgados aos professores para que possam compartilhar com os alunos como opção de suporte para os conteúdos.
Resumo
Livros Falados é um projeto de conversão de texto para áudio com vistas a apoiar pedagógica e didaticamente a aprendizagem de estudantes universitários dos cursos de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Idealizado por estudantes do primeiro período de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense, no primeiro semestre de 2023, o trabalho tomou forma a partir da observação da ausência de alternativas de acesso aos textos e livros indicados pelos docentes do departamento de Comunicação Social. Ao analisar o ritmo acelerado do cotidiano dos estudantes, que inviabiliza constantemente a leitura de textos e a assimilação de seu conteúdo, especialmente pela ausência de tempo a ser dedicado exclusivamente a esta atividade, o projeto foi pensado inicialmente, como forma alternativa para alunos acessarem o texto enquanto executam outra atividade ou se deslocam entre os lugares que frequentam. Contudo, outra necessidade foi identificada como indissociável dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e foi incorporada por este projeto como um dos objetivos principais: a inclusão, através de efetivas formas de acessibilidade, de estudantes com baixa ou nenhuma visão.