Coordenador : Rosimere Mendes Cabral
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 399932.2247.84976.21022024
Departamento/Setor: GCI
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos da graduação de Biblioteconomia e Arquivologia
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivo Geral: Consolidar a biblioterapia na comunidade acadêmica da UFF. Objetivos Específicos: 1. Desenvolver pesquisa básica e aplicada, ensino e extensão, objetivando contribuir para a construção de pesquisas que envolvam a utilização da leitura como atividade biblioterapêutica, tendo em vista os conceitos, os objetivos, o fundamento filosófico e o método biblioterapêutico. 2. Promover o crescimento pessoal, ajuda a saúde mental dos (as) participantes e a melhora na autoestima. 3. Observar os desdobramentos das atividades de leitura e comunicação constituídas cotidianamente com os componentes. 4. Atingir os seis componentes responsáveis pelo êxito da biblioterapia, prescritos por Caldin (2001): catarse, humor, identificação, introjeção, projeção e a introspeção. 5. Ampliar cada vez mais o número de pessoas alcançadas pelo projeto.
Resumo
O projeto começou em um período pandêmico, em que os discentes precisaram enfrentar todo o cenário de crise e luto propiciados pela pandemia de COVID-19. Mesmo assim, eles deram seguimento às suas aulas e pesquisas de uma forma totalmente nova, a remota. Enquanto docentes, logo reconhecemos os efeitos psicológicos da pandemia e propomos a leitura como uma atividade terapêutica. Nossa intenção era proporcionar aos discentes uma sensação de acolhimento e uma possibilidade de alívio momentâneo das tensões da realidade. Nesse sentido, passamos a desenvolver sessões virtuais de biblioterapia no âmbito das duas disciplinas que ministramos na graduação. A frequência dos alunos e o feedback foram muito positivos. Embasamos nossas ações na biblioterapia, campo de estudos interdisciplinar que recebe contribuições de áreas como Biblioteconomia, Educação, Medicina, Psicologia, entre outros. Com a volta do ensino presencial, continuamos com a atividade, de forma remota, para continuar zelando pela saúde mental dos discentes. Com o tempo, observamos que essas sessões de contação de histórias e diálogo contribuíram para a promoção do crescimento pessoal, melhora da autoestima, da resiliência, do medo, do humor e redução do estresse. Optamos por seguir nos meios digitais, por entender que é o formato mais adequado à dinamicidade da rotina dos alunos. É também o mais abrangente, pois, por dispensar a presença no local, não limita o número de discentes à capacidade de um espaço físico. Desde 2021, nos tornamos um projeto de extensão, com o objetivo de exercer novas atividades para além das sessões.