Coordenador : Bruna Pinto Martins Brito
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 400810.2258.218734.21022024
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Gestantes, puérperas e mães com filhos em idade escolar, que estejam em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, mães com crianças internadas no setor de pediatria do HGG, mães com crianças que participam de atividades na Escola de Aprendizagem Inclusiva.
Local de atuação: ESR/UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROJETO MÃOS NA COMUNIDADE ( Chatuba/ Campos dos Goytacazes)
Objetivo
O objetivo desse projeto de extensão é promover estratégias de atenção e cuidado às mães em sofrimento psíquico e/ou situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando acolhimento conforme suas necessidades emergenciais, em especial aquelas que acompanham seus(suas) filhos (as) em processo de internação no setor de Pediatria do Hospital Geral de Guarus (HGG) e as mães de alunos (as) que participam da Escola Inclusiva de Aprendizagem. Dessa forma, procuramos impulsionar a divulgação de informações sobre o maternar tanto para as mães quanto para o público geral, fomentamos práticas coletivas de atenção e cuidado materno, buscando construir ações conjuntas entre as mães participantes e as extensionistas para fortalecer as redes de apoio dessas mulheres e também ações comunitárias com o mesmo propósito. Desse modo, nosso intuito é contribuir e instigar o desenvolvimento regional através de propostas e realização de atuações políticas e coletivas referentes à maternidade, através de apoio e suporte às mães para promoção de saúde mental materna. Os objetivos específicos do projeto são: - promover práticas coletivas de atenção e cuidado materno no município de Campos dos Goytacazes; - realizar práticas de acolhimento às mães em intenso sofrimento psíquico, em especial mães que acompanham seus (suas) filhos (as) em processo de internação médica e aquelas que acompanham crianças com dificuldades de aprendizagem; - construir ações conjuntas entre mães e extensionistas para fortalecer as redes de apoio dessas mulheres para a promoção da saúde mental materna; - criação de redes com os serviços de saúde e assistência social locais; - ações comunitárias para fortalecimento das redes de apoio das mães; - contribuir e incentivar o desenvolvimento regional através de propostas e realização de ações políticas e coletivas referentes à maternidade; - impulsionar a divulgação de informações para mães e a população em geral do município de Campos dos Goytacazes, referentes à maternidade e suas pluralidades e a importância da saúde mental materna.
Resumo
Este projeto se propõe a realizar ações centradas na temática da maternidade e saúde mental. Por se tratar de um projeto de natureza extensionista, este prevê atividades no território de Campos dos Goytacazes, extramuros da Universidade com atuação na fomentação e ativação de redes de apoio para mães em sofrimento psíquico e/ou vulnerabilidade social. Este projeto surge durante o primeiro ano da pandemia, com formato de rodas de conversa on-line até 2022. A pandemia gerada pelo novo COVID-19, assolou a todos, afetando diretamente a realidade de cada um. Contudo, considerando as intersecções entre gênero, raça e classe, a exclusão social, que sempre foi uma realidade enfrentada por mães que se veem diariamente sozinhas para lidar com o cuidado de seus/suas filhos/as, se agravou durante a pandemia. Outrossim, além da sobrecarga e das dificuldades financeiras, um dos impactos da pandemia do COVID-19 é na saúde mental das mulheres que vivenciam a maternidade. Atualmente, as ações previstas neste referido projeto visam acolhimento e promoção de rede apoio frente ao adoecimento psíquico materno, como a sobrecarga materna e a invisibilização social das mães, em especial aquelas que estão às voltas com cuidados intensivos de seus (suas) filhos(as) em situação de internação hospitalar e com dificuldades de aprendizagem. A partir de tais ações, nossa proposta extensionista se coloca na defesa da construção de políticas públicas voltada para as mães do município com atenção e promoção de saúde mental materna, bem como propor discussões com a população em geral sobre a maternidade e seus atravessamentos.