Memória e História Negra no Rio de Janeiro
Enviar um e-mail
Coordenador :
Sandra Regina Vaz da Silva
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402509.2258.289300.21022024
Departamento/Setor:
SSN
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação do curso de Serviço Social. Estudantes de Graduação de áreas afins. Assistentes Sociais.
Local de atuação:
Escola de Serviço Social - UFF/Niterói Pequena África - região portuária da cidade do Rio de Janeiro, composta pelos seguintes locais para visita guiada: Morro da Conceição, Cais do Valongo, Cemitério dos Pretos Novos; Quilombo do Grotão - localizado no Engenho do Mato, Niterói-RJ; Fazenda Engenho Novo - Estrada José de Souza Pôrto, Monjolos, São Gonçalo- RJ; Quilombo Maria Conga - Maria Conga, Magé - RJ.
Objetivo
Objetivo Geral: Fomentar conhecimento sobre a hisória negra no estado do Rio de Janeiro, através de registros de memórias históricas e territoriais, por meio de visita guiada. Objetivos específicos: Incentivar a prática de pesquisa territorial como processo de pesquisa, investigação e recurso pedagógico fundamental à produção de conhecimento. Investigar a particularidade da formação social brasileira a partir da confluência entre racismo e capitalismo dependente, com ênfase na realidade do estado do Rio de Janeiro. Conhecer as lutas e resistências negras na realidade carioca e fluminense. Identificar as determinações do racismo e escravismo colonial na constituição do capitalismo dependente e gênese da questão social no Brasil à partir da realidade carioca e fluminense.
Resumo
O Projeto de Extensão é parte do projeto de pesquisa Racismo, Capitalismo e Luta de Classes na Formação Social Brasileira: a realidade carioca e fluminense. A pesquisa tem como objetivo investigar a particularidade da formação social brasileira a partir da confluência entre racismo e capitalismo dependente, com ênfase na realidade do estado do Rio de Janeiro, e especial interesse na região fluminense onde se situa o município de Niterói. Por se tratar de pesquisa qualitativa o projeto pretende subsidiar os estudos em curso e ainda fomentar o conhecimento da história brasileira, à partir de visitas guiadas à locais que preservam essa memória e nos contam uma história que a história oficial procurou ocultar: a particularidade da formação social brasileira, marcada pelo escravismo colonial, por lutas, resistências e organização (Quilombos) de africanos escravizados e seus descendentes, que construíram o que conhecemos por cultura africana e afro-brasileira. Essas experiências constituem as bases das expressões da questão social na região e possibilita, sobretudo, que os estudantes da UFF-Niterói, em sua maioria oriundos de tais regiões (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, etc.) possam ressignificar esses territórios através de estudos sobre a particularidade da formação social de sua região. Para isso, serão organizados 06 encontros, sendo 02 encontros presenciais na ESS/UFF, BLOCO E, Gragoatá; 04 encontros em locais de preservação da história negra no estado do Rio de Janeiro: Pequena África - região portuária da cidade do Rio de Janeiro; Quilombo do Grotão - Niterói; Fazenda Engenho Novo - São Gonçalo; Quilombo Maria Conga - Magé.