Meninas Curiosas
Enviar um e-mail
Coordenador :
Mayara Braz Antunes
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
406531.2247.386311.16042024
Departamento/Setor:
VCE
Área Temática :
Educação
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
A ciência é o processo de aprender sobre o mundo natural através da observação e experimentação. Os cientistas usam evidências, juntamente com o pensamento ativo, para explicar o que está acontecendo no mundo natural. Talvez a descoberta mais importante seja que as crianças se beneficiam de lições explícitas de pensamento crítico. Estudos sugerem que os alunos se tornam melhores solucionadores de problemas quando aprendem princípios de lógica, teste de hipóteses e outros métodos de raciocínio. As crianças têm perguntas sobre o mundo ao seu redor todos os dias e há muito o que aprender através da experimentação de materiais simples, elas são grandes cientistas em qualquer idade e podem usar o método científico no contexto do que estão aprendendo. O projeto meninas curiosas tem como principais metas: desenvolver práticas que envolvem criação, coleta de dados, avaliação, análise e comunicação, elas podem aplicar essas habilidades de pensamento crítico a qualquer situação. Em especial, o projeto tem como objetivo despertar o interesse de meninas, que estão cursando o ensino fundamental, pela ciência.
Objetivo
Propor atividades que despertem a curiosidade de meninas do ensino fundamental em áreas como Física, Matemática e Química; Criar jogos que possam ser utilizados nas atividades com as crianças; Preparar oficinas para os professores do ensino fundamental; Preparar atividades que possam ser aplicadas para crianças com necessidades especiais com o intuito de incluí-las nas atividades realizadas; O projeto tem como objetivo principal despertar o interesse de meninas pela Ciência, na expectativa de ampliar a representatividade feminina nas áreas de STEM (ciências, tecnologia, engenharias e matemática).
Resumo
A ciência é o processo de aprender sobre o mundo natural através da observação e experimentação. Os cientistas usam evidências, juntamente com o pensamento ativo, para explicar o que está acontecendo no mundo natural. Talvez a descoberta mais importante seja que as crianças se beneficiam de lições explícitas de pensamento crítico. Estudos sugerem que os alunos se tornam melhores solucionadores de problemas quando aprendem princípios de lógica, teste de hipóteses e outros métodos de raciocínio. As crianças têm perguntas sobre o mundo ao seu redor todos os dias e há muito o que aprender através da experimentação de materiais simples, elas são grandes cientistas em qualquer idade e podem usar o método científico no contexto do que estão aprendendo. O projeto meninas curiosas tem como principais metas: desenvolver práticas que envolvem criação, coleta de dados, avaliação, análise e comunicação, elas podem aplicar essas habilidades de pensamento crítico a qualquer situação. Em especial, o projeto tem como objetivo despertar o interesse de meninas, que estão cursando o ensino fundamental, pela ciência.