Coordenador : Adriana da Cunha Faria Melibeu
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401083.2258.86178.21022024
Departamento/Setor: GNE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Devido ao caráter digital da iniciativa, prevemos um público bem diverso, formado por pessoas de diferentes faixas etárias e de diferentes regiões do Brasil e mundo. Para as ações presenciais, prevemos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas com o objetivo de fomentar vocações nas áreas de ciências. Também esperamos alunos de graduação e pós-graduação a fim de que eles possam vivenciar seus conhecimentos e atuar como agentes transformadores de estereótipos tão enraizados em nossa sociedade.
Local de atuação: Após a pandemia da Covid-19, esse projeto foi adaptado para o formato online. Neste ano estamos nos organizando para irmos em escolas de Niterói e Rio de Janeiro e outros municípios do Estado do Rio. Pretendemos realizar ações locais no estado da Bahia também.
Objetivo
Objetivos Gerais: Nosso objetivo geral é sensibilizar e divulgar a importância de diminuir as forças invisíveis que dificultam meninas e mulheres a alcançarem seus objetivos e seguirem seus desejos. Alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável 5 ( igualdade de gênero) e 10 ( redução das desigualdades). Objetivos Específicos: Produção de material de cunho audiovisual (entrevistas) com meninas e mulheres pertencentes às diversas áreas das ciências e de diferentes regiões do país; Divulgar as entrevistas no nosso canal na plataforma Youtube ; Realizar pesquisas bibliográficas e produzir materiais de divulgação científica sobre mulheres cientistas que fizeram e fazem a diferença no mundo das ciências, suas contribuições e seus obstáculos; trazendo questionamentos necessários sobre o papel da mulher na sociedade; Manter as plataformas digitais utilizadas ( youtube, instagram e TikTok) ativas com publicações semanais. Assim como a nossa página institucional ( http://meninasnasciencias.uff.br/) Realizar reuniões de grupo com todos os membros da equipe a fim de discutirmos a temática de mulheres nas ciências e produzir materiais de divulgação como artigos científicos, revistas de distribuição gratuita em escolas e passatempos para crianças a fim de atuar na tríade ensino-pesquisa -extensão com ênfase no empoderamento feminino
Resumo
O projeto Meninas nas Ciências que tem como objetivo principal dialogar com mulheres em geral, trazendo conhecimento sobre mulheres de diferentes regiões do Brasil e do mundo, assim como, de diferentes áreas das Ciências. Oferecemos um ambiente de suporte e estudo, compartilhando informações científicas relevantes. Produzimos entrevistas com mulheres de diferentes áreas científicas, realizamos pesquisas bibliográficas sobre a presença feminina na ciência, divulgamos oportunidades e conquistas de mulheres, buscando sempre a inclusão. Desta forma, estamos alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável 5 ( igualdade de gênero) e 10 (redução das desigualdades) da ONU. Desde 2021, estamos no Catálogo de Tecnologias Sociais da AGIR-UFF. Neste ano, temos uma previsão de lançar 40 entrevistas. Nosso canal do youtube conta com 486 inscritos e 99 entrevistas, nossos conteúdos estão nas principais plataformas de streaming e no Instagram possuímos 2.729 seguidores e 411 publicações. Nossa equipe é multidisciplinar, formada por professoras, alunas de graduação e PG. Seguimos com as parcerias: Dr Vladimir Martins e da Dra Valeria Borges, Fiocruz-BA e equipe potencializando tanto a formação de pessoas, quanto para a geração de conhecimento e o empoderamento feminino. Visibilidade, representatividade, trajetória - Por meio delas, o projeto busca promover a representação, conscientizar e reduzir as barreiras que impedem meninas e mulheres de alcançarem seus sonhos em qualquer área que escolham. Recentemente, tivemos a surpresa de ver o alcance de nosso projeto ao termos tido uma de nossas postagens repostada na pagina da Dra Katalin Karikó, ganhadora do prêmio Nobel de medicina em 2023.