Coordenador : Humberto Marotta Ribeiro
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401651.2258.76185.21022024
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto é voltado para interação entre professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar do Ensino Básico e universitário. Na universidade, o público-alvo abrangerá professores, discentes do Laboratório de Ecologia das Mudanças Globais (LEMG-UFF) e graduandos da disciplina Ecologia do Departamento de Geografia ministrada pelo proponente. .No LEMG-UFF estão envolvidos cerca de 12 estudantes incluindo discentes do ensino médio, graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na área de Mudanças Globais. .Na graduação , será desenvolvida a atividades de construção coletiva de materiais de divulgação científica com 2 turmas totalizando a participação em torno de 60 estudantes do ensino superior. .No Colégio Estadual João de Abreu Júnior a atividade também será desenvolvida com 2 turmas totalizando a participação em torno de 60 estudantes do ensino básico. .No Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ (Campus São Gonçalo) também serão envolvidas 2 turmas do ensino médio, totalizando cerca de 60 discentes. . Na Uerj contaremos com a participação da docente e sua equipe de extensão. . Na UFRJ contaremos com a participação do docente e sua equipe de extensão.
Local de atuação: Será realizado no Laboratório de Ecossistemas e Mudanças Globais – Instituto Geociências (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/283184), no Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus São Gonçalo) e no Colégio Estadual Joao de Abreu Junior (município de Cantagalo).
Objetivo
Contribuir à emancipação social em ação extensionista de metodologia ativa para construção coletiva Escola-Universidade e Discente-Docente, a partir de experimentos didático-participativos de baixo custo sobre poluição hídrica e justiça ambiental, possibilitando aproximar a fronteira do conhecimento das Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS no ensino básico de periferia. - Desenvolver experimentos didático-participativos de baixo custo em foco na poluição hídrica, viabilizando a interação de estudantes do ensino básico em escolas de periferia; - Promover discussões críticas junto à comunidade escolar sobre (in)justiça ambiental frente às implicações das Mudanças GLOBAIS às realidades LOCAIS, abrangendo temas em construção coletiva de materiais tanto pela participação de estudantes da UFF, em carga horária extensionista nas disciplinas de graduação, quanto pela comunidade escolar em área de vulnerabilidade social; - Estimular a participação discente das próprias escolas para elaboração de vídeos curtos sobre problemas ambientais da comunidade, sob a supervisão e envolvimento docente da turma para busca de novos temas que enriquecerão as futuras atividades; - Avaliar as ações extensionistas em tela a partir de questionários anônimos.
Resumo
Escolas de periferia são reconhecidas pelo paradoxo de concentrar desafios sociais e irradiar soluções frente à premente CRISE AMBIENTAL GLOBAL, causadora de sérios prejuízos às COMUNIDADES LOCAIS. A injustiça ambiental envolve a distribuição de maiores riscos ambientais aos sujeitos sociais mais vulneráveis, tornando essencial integrar as MUDANÇAS GLOBAIS às REALIDADES LOCAIS, marcadas pela (in)segurança hídrica, alimentar e climática das populações mais pobres. No entanto, ainda há carência de experiências que aliem ação científica ao senso crítico, enquanto instrumentos de transformação social baseada na difusão do conhecimento de fronteira ambiental, especialmente nas escolas de periferia. No papel protagonista para busca de solução dos problemas ambientais, a Universidade Federal Fluminense (UFF) propõe integrar a produção científica não somente à mera aplicação isolada, mas à CONSTRUÇÃO COLETIVA entre discentes Escola-Universidade. As atividades de extensão propostas incluem (1) Desenvolvimento de EXPERIMENTOS DIDÁTICO-PARTICIPATIVOS DE BAIXO CUSTO para garantir fácil interação de estudantes do ensino básico, priorizando o tema da poluição hídrica, (2) Discussão crítica sobre (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL abrangendo as implicações locais das mudanças globais investigadas na UFF, (3) PARTICIPAÇÃO DISCENTE para elaboração de vídeos curtos sobre problemas ambientais da comunidade, estimulando a busca de novos temas nas próprias escolas, bem como (4) Avaliação das atividades em tela a partir de curtos questionários anônimos. Portanto, emerge a bolsa de extensão solicitada indispensável à principal meta inovadora da proposta, difundir a transformação social emancipatória, a partir de ação extensionista crítica da pesquisa científica na UFF, promovendo a discussão HORIZONTAL de conhecimentos ambientais na indissociável interface global-local.