Coordenador : Marcos Alex Mendes da Silva
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 401493.2247.247206.04032024
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Cirurgiões-dentistas, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, profissionais de saúde bucal em geral, sociedade.
Local de atuação: Nova Friburgo
Objetivo
Geral: Melhorar a qualidade da saúde bucal coletiva por meio de práticas digitais Específicos: 1. Oferecer aos profissionais de saúde bucal módulos curtos de capacitação profissional (teleducação) 2. Oferecer a sociedade informações de promoção de saúde bucal por meio de mídias sociais 3. Oferecer aos cirurgiões-dentistas esclarecimentos de dúvidas baseado em evidencias científicas para casos clínicos e/ou complexos (teleconsultoria) 4. Oferecer aos cirurgiões-dentistas discussões síncronas de casos clínicos com o apoio de professores/especialistas (teleconsultoria) 5. Criar um aplicativo de celular para contato direto entre cirurgiões-dentistas e professores/especialistas para diagnóstico clínico
Resumo
A pandemia da Covid-19 impulsionou uma nova reflexão sobre a prática odontológica mediada pelas TICs, levando o Conselho Federal de Odontologia (CFO) a normatizar a prática remota e a moldá-la ao caráter emergencial da propação da doença. Nesse sentido, foi publicada em junho de 2020, a Resolução nº 226/2020, que dispõe sobre o exercício da Odontologia à distância, mediada por TICs e, consequentemente, reforça as ações do Programa Telessaúde Brasil Redes, que estabelece as diretrizes para a Telessaúde no Brasil no âmbito do SUS, incluindo diferentes modalidade de atendimento virtual. Foi permitida a adoção da teleconsultoria, a teleducação e interconsulta, entre outros. O presente projeto objetiva oferecer essas modalidades de teleodontologia à população com vistas à qualificação da saúde bucal coletiva. Serão oferecidas teleconsultorias para outros profissionais de saúde bucal, com respostas cientificamente construídas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA); módulos de capacitação de curta duração (teleducação) para equipes de saúde bucal no AVA, e orientações gerais de saúde bucal para população em mídias sociais. Espera-se que a aproximação do campo da saúde bucal coletiva com a saúde digital no SUS impulsione a qualidade assistencial da população fluminense.