Coordenador : Letícia Virginia Leidens
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402372.2258.247933.21022024
Departamento/Setor: MDI
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo deste projeto extensionista cinge-se em ações direcionadas aos adolescentes, que estão inseridos em escolas municipal e estadual do Município de Macaé. A faixa etária dos adolescentes se limita entre 12 a 16 anos, tendo como abrangência um cenário de três a quatro turmas por escola. Buscar-se-á para atender a acessibilidade do critério etário, o desenvolvimento de atividades como rodas de leituras interativas, bate-papo e oficinas de obras literárias brasileiras selecionadas pelo projeto, que envolva o debate mais amplo entre literatura e direitos humanos. Busca-se a partir do compartilhamento das narrativas que os jovens atuem como multiplicadores do conteúdo em suas comunidades e que auxilie o desenvolvimento pessoal no campo das suas subjetividades e relações interpessoais.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade - UFF/ICM Macaé
Objetivo
O Projeto Narrativas descoloniais: Literatura e Direitos Humanos possui os seguintes objetivos: a) desenvolver um material de formação e capacitação para promoção da cultura dos direitos humanos a partir da difusão de obras literárias brasileiras selecionadas, destinado ao público de adolescentes, nas escolas dos Municípios de Macaé e Rio de Janeiro; b) simplificar a linguagem, as ideias e a difusão do conhecimento do tema direitos humanos; c) diminuir as barreiras que separam a sociedade e o direito através de metodologias diversas; d) contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educativo no Município de Macaé; e) promover a interdisciplinaridade, a partir do uso da literatura brasileira e a colaboração entre disciplinas jurídicas diversas; f) contribuir para a formação acadêmica dos (das) estudantes participantes do projeto; g) articular Ensino, Pesquisa e Extensão; i) implementar um espaço propositivo de diálogo e ensino-aprendizagem com o público-alvo; j) trabalhar na perspectiva da melhoria do tratamento da cultura dos direitos humanos nas escolas e promover o engajamento desde já de adolescentes com a temática. l) Desenvolver atividades digitais para promoção e alcance do projeto de forma continuada; m) Contribuir para o engajamento digital de maneira formativa para os adolescentes.
Resumo
O projeto Narrativas descoloniais: Literatura e Direitos Humanos buscará difundir o conteúdo de obras literárias brasileiras, contemporâneas, escritas por mulheres e que abordem como narrativa o conteúdo afeto às violações de direitos humanos a partir das experiências sócio-históricas locais. A proposta envolve reflexão e interação de modo aberto entre literatura brasileira e direitos humanos, através da promoção de atividades como rodas de leituras interativas, bate-papo e oficinas nas escolas públicas voltadas para o público juvenil. Trata-se de uma ação extensionista para a educação em direitos humanos, mediada por obras literárias brasileiras como fonte de múltiplas percepções, de modo que estimule a aproximação do imaginário social brasileiro com o quotidiano local, marcado por violações de direitos e afaste a perspectiva universal, colonial e eurocêntrica de pensar os direitos humanos.