Coordenador : Márcio Moutinho Abdalla
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 411366.2247.84058.02122024
Departamento/Setor: VAD
Área Temática : Trabalho
Tipo: i equals 0
Local de atuação: A atividade aborda a inclusão de pessoas neurodivergentes (como autistas, portadores de TDAH e dislexia) no ambiente laboral, explorando os desafios e soluções para promover ambientes de trabalho inclusivos. Com base em modelos como o decolonial e o biopsicossocial, além das principais políticas públicas do Brasil, os participantes aprenderão sobre adaptações necessárias para garantir a permanência e o sucesso de trabalhadores neurodivergentes. A atividade é ideal para gestores, profissionais de RH e interessados em políticas de inclusão.
Objetivo
O objetivo desta atividade é apresentar a interseção entre decolonialidade e neurodiversidade no ambiente de trabalho do setor público, destacando como práticas inclusivas podem desafiar estruturas tradicionais de poder e valorizar diversas formas de cognição. Ao promover a inclusão de indivíduos neurodivergentes, busca-se criar ambientes profissionais mais justos e inovadores, reconhecendo a pluralidade de experiências e saberes presentes na sociedade. A discussão visa fornecer insights sobre a implementação de políticas organizacionais que acolham a diversidade neurológica, contribuindo para a construção de espaços laborais que questionem normas excludentes e promovam a equidade.
Resumo
A atividade aborda a inclusão de pessoas neurodivergentes (como autistas, portadores de TDAH e dislexia) no ambiente laboral, explorando os desafios e soluções para promover ambientes de trabalho inclusivos. Com base em modelos como o decolonial e o biopsicossocial, além das principais políticas públicas do Brasil, os participantes aprenderão sobre adaptações necessárias para garantir a permanência e o sucesso de trabalhadores neurodivergentes. A atividade é ideal para gestores, profissionais de RH e interessados em políticas de inclusão.