Nzambi kena luzingu: um podcast sobre o cristianismo bakongo
Enviar um e-mail
Coordenador :
Rodrigo Castro Rezende
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401912.2258.279107.17022024
Departamento/Setor:
CHT
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Difícil mensurar o público-alvo em termos quantitativos. Porém, seria possível imaginar que o perfil dos ouvintes será de estudantes, professores da rede pública, pesquisadores nacionais e internacionais, além de pessoas ligadas à Igreja de Nosso Senhor Cristo no Mundo - Os Tocoístas.
Local de atuação:
Plataforma de streaming do Spotify denominada “Mayele: um podcast sobre conflitos e religiões na África Centro-Ocidental e nos Grandes Lagos”
Objetivo
Como objetivos, traçamos a possibilidade de sempre refletir sobre a importância dos discentes conhecerem o espaço em que as lutas sociais são travadas no plano da realidade palpável, neste caso, através do ensino e da pesquisa. Dessa forma, os objetivos têm por escopo associar o contexto de luta pela independência em Angola e o cristianismo tocoísta, em que o aluno bolsista desenvolverá atividades ligadas à plataforma de streaming. As atividades sistematizadas para esse tipo de intervenção têm como objetivo direcionar o estudante bolsista à reflexão sobre as disputas políticas no Brasil e, ao mesmo tempo, de integrar a Universidade Federal Fluminense à comunidade de maneira geral. Dessa forma, os episódios dessa temporada serão submetidos a uma apreciação do próprio público em geral de modo a que este possa também contribuir com o projeto. Objetivo Geral Compreender como a prática do tocoísmo retroalimenta a vida cotidiana, as relações familiares e comunitárias e a identidade cultural dos seus seguidores em Angola, e como influencia o projeto de país e nação. Objetivos Específicos 1 - Analisar os fundamentos das crenças e práticas do tocoísmo, em Angola, e como se manifestam na vida cotidiana de seus praticantes. 2 – Configurar como o tocoísmo organiza as relações familiares e comunitárias de seus praticantes, em Angola. 3 – Discutir como o tocoísmo retroalimenta as identidades culturais de seus praticantes e influencia o projeto de país e nação, em Angola. 4 – Preparação dos futuros profissionais da educação para entender e discutir, a partir dos usos de novas tecnologias, a complexidade do continente africano.
Resumo
Este projeto tem como objetivo fomentar uma temporada de nome Nzambi kena luzingu: um podcast sobre o cristianismo bakongo em uma plataforma de streaming denominada Mayele: um podcast sobre conflitos e religiões na África Centro-Ocidental e nos Grandes Lagos para o ano de 2024. Esse podcast faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq Makasi: Centro de Estudos da África Centro-Ocidental e da região dos Grandes Lagos. Nessa temporada propriamente dita, será desenvolvida a pesquisa sobre o Movimento Tocoísta e seus impactos nas identidades, práticas, costumes e hábitos na vida da população em Angola, em especial a Bakongo. Essa religião teve como escopo não apenas a adaptação do cristianismo reformado ao contexto angolano, mas também tinha por interesse resistir à colonização portuguesa. Tendo isso em mente, esse projeto visará entrevistar membros da organização da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo – Os tocoístas, pesquisadores que se debruçaram sobre a temática e outros no período de 2024.