O Clube da Matemática como Ambiente de Aprendizagem e Espaço de Formação Docente
Enviar um e-mail
Coordenador :
Vinícius Mendes Couto Pereira
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
402886.2247.60946.16082024
Departamento/Setor:
GAN
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
A ação se implementará por meio da tentativa de estabelecer Clubes de Matemática nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental no município de Niterói. Por outro lado, terá a participação efetiva de licenciandos dos cursos do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFF) e do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES/UFF), impactando também a formação inicial de futuros professores. Dessa forma, esperamos que a proposta tenha impacto, tanto no Corpo Docente quanto nos alunos das Unidades Escolares.
Local de atuação:
A execução do projeto se derá na implementação de Clubes da Matemática nas Escolas Públicas Municipais de Niterói/RJ
Objetivo
1) Realizar pesquisa por meio de consulta à literatura relacionada com o ensino de matemática; 2) Conceber uma gama de atividades de ensino sobre diversos conceitos matemáticos, sob a forma de roteiros pedagógicos; 3) Elaborar materiais pedagógicos, de baixo custo, que poderão ser disponibilizados nos Clubes da Matemática implantados nas Unidades Municipais de Ensino Fundamental; 4) Elaboração de um núcleo mínimo de atividades e materiais pedagógicos para serem disponibilizados em cada uma das Unidades Municipais de Ensino Fundamental; 5) Elaboração de jogos e materiais lúdicos que deverão fazer parte do núcleo mínimo de atividades e materiais pedagógicos; 6) Montagem de oficinas a serem ministradas em todas as Unidades Municipais de Ensino Fundamental; 7) Acompanhar com proximidade a efetiva implantação do Clube da Matemática em pelo menos 10 Unidades Municipais de Ensino Fundamental; 8) Escrever artigos científicos e/ou relatos de experiência baseados na implementação do projeto; 9) Implementar o desenvolvimento de projetos de matemática relacionados ao dia-a-dia dos alunos; 10) Contribuir efetivamente para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem em matemática.
Resumo
O presente projeto se encontra no contexto da parceria estabelecida entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura Municipal de Niterói, tendo sido contemplado por meio do Edital de Projetos Aplicados em consonância com o Plano Estratégico Niterói que queremos - NQQ (2033). Dessa forma, considerando a baixa aprendizagem em matemática dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental, este projeto, se propõe a estabelecer Clubes da Matemática nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental no município de Niterói.