O estudo de árvores protegidas como ferramenta para o ensino de ciências e a divulgação científica
Enviar um e-mail
Coordenador :
Luiz Mors Cabral
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402446.2258.266865.21022024
Departamento/Setor:
GCM
Área Temática :
Meio Ambiente
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público será qualquer cidadão das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, que poderá visitar nosso site e entender a importância das árvores próximas à si. Especificamente, focamos em alunos e professores do ensino médio, que terão à sua disposição material sobre as árvores para ser trabalhado em sala de aula.
Local de atuação:
Instituto de Biologia- Universidade Federal Fluminense
Objetivo
O objetivo geral deste projeto é compreender os motivos por trás da proteção legal dada a algumas árvores ou conjuntos arbóreos, produzindo material de ensino e divulgação sobre elas. Especificamente, o projeto consiste em: - Mapeamento de todas as árvores que possuem proteção legal nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. - Pesquisa em arquivos buscando entender os motivos e argumentos por trás dessa proteção. - Produção de material didático capaz de levar para escolas o conhecimento sobre essas árvores. - Produção de material de divulgação sobre as árvores protegidas, buscando levar para o público em geral informações sobre elas. - Elaboração e manutenção de um portal sobre o projeto na internet.
Resumo
O Brasil enfrenta um grave problema relacionado tanto à percepção pública quanto ao ensino de ciências. Isso fica evidente nos índices que o país alcança em testes internacionais de aprendizado, e em rankings que medem a compreensão da população sobre assuntos relacionados à ciência. Uma das manifestações dessa condição é a impercepção botânica, a dificuldade de reparar nas plantas, e em compreender aspectos biológicos e até estéticos ligados a elas. Paralelamente a isso, existem árvores protegidas por lei na cidade do Rio de Janeiro e em Niterói. Não se trata de espécies protegidas, mas sim de indivíduos, que por sua importância histórica, estética, ecológica ou etnobotânica mereceram algum tipo de proteção legal contra o corte. Nesse projeto buscamos compreender os motivos por trás de cada evento de proteção legal sobre esses indivíduos, e propomos que essas árvores sejam utilizadas como material para a educação em ciências e a divulgação científica.