Coordenador : Maína Bertagna Rocha
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 877.1.2024
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,MUDANCA CLIMATICA,IGUALDADE GENERO,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 150
Objetivo
Da ação Compreender as representações da Ciência brasileira de alunos da Educação Básica em 03 escolas públicas do município de Angra dos Reis RJ e de turmas de licenciatura em Ciências Biológicas Pedagogia e Química do Cecierj Consórcio Cederj do Estado do Rio de Janeiro pólo Angra dos Reis RJ Promover encontros com os alunos e professores das escolas participantes para discussões e desenvolvimento de atividades sobre a Ciência e os cientistas brasileiros Promover uma Feira da Ciência para que os alunos e professores participantes da ação conheçam um local de produção científica como a Universidade Federal Fluminense campus Angra dos Reis RJ Auxiliar na produção de material de divulgação científica sobre a temática do projeto que será desenvolvido pelos alunos e professores participantes para ser distribuído para a comunidade escolar Da ação para a formação de professores Contribuir para a reconstrução das concepções sobre a Ciência e os cientistas de licenciandos e futuros professores da área de Ciências Naturais Biologia Física e Química e Pedagogia Contribuir para a formação continuada de professores sobre a natureza e o ensino da Ciência de professores em exercício na educação básica e de na educação de jovens e adultos Contribuir para a melhoria do ensino na educação básica a partir do desenvolvimento de pesquisa e de atividades que aspirem à inovações didático metodológicas Da ação para a popularização da Ciência Promover o diálogo entre os saberes do senso comum e científicos para a compreensão da atuação da Ciência na sociedade Auxiliar na divulgação de materiais para a população da comunidade escolar e do entorno das escolas sobre a Ciência e os cientistas brasileiros
Resumo
A Ciência e seus conhecimentos têm contribuído para o desenvolvimento da sociedade ao mesmo tempo em que sendo uma atividade humana é construída sóciohistoricamente e está sujeita a questionamentos e mudanças os quais contribuem para sua credibilidade e fortalecimento como um saber constituído Contudo há alguns anos reconhecese uma descrença e contribui para o fortalecimento de movimentos que se opõem a evidências e conhecimentos historicamente legitimados como por exemplo aqueles relacionados à esfericidade do planeta Terra à teoria da evolução ou à eficácia das vacinas Neste sentido compreender as representações da Ciência brasileira de alunos da Educação Básica pode contribuir para o planejamento de ações educacionais que colaborem para a construção de uma representação ou imagem da Ciência mais significativa e crítica de crianças e jovens Para isso essa ação de extensão desenvolverá atividades com alunos de 04 escolas públicas do município de Angra dos Reis RJ que possuem alunos dos diferentes níveis de escolarização Educação Infantil ensino fundamental e médio ensino superior e Educação de Jovens e Adultos que trabalhem com as concepções sobre a Ciência brasileira por meio de desenhos e da escrita e da leitura de textos históricos e atuais de pesquisadores brasileiros com vistas à produção de material de divulgação para as comunidades escolares bem como participem da Feira científica no Instituto de Educação de Angra dos Reis que será apresentada por docentes e bolsistas de pesquisas desenvolvidas no instituto numa linguagem acessível a esses públicos de alunos da rede pública de ensino