ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA: TEIAS DE SABERES, PRÁTICAS E SOCIABILIDADES.
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Coordenador :
André Antunes Martins
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
410395.2247.77633.27092024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
Tipo:
i equals 0
Local de atuação:
O compromisso é contribuir com a promoção e o fortalecimento de saberes, práticas e sociabilidades que organizem o trabalho na escola em defesa da educação pública, gratuita e laica, que possam compor teias de resistências para superação do paradigma econômico de sociabilidade vigente, da crise social e da educação, que favorecem a emergência e potencializem experiências ético-políticas de educação e de formação humana. Esta proposta desdobra-se em diferentes ações interligadas, em torno da organização do trabalho educativo, como atividades de formação continuada: por meio do compartilhamento de experiências locais, regionais, nacionais e internacionais com a comunidade escolar/educacional; do debate das políticas públicas, sobretudo às que dizem respeito à infância e adolescência; e do estudo e problematização dos textos da literatura corrente. Tomamos a roda de conversa transversal como uma abordagem privilegiada em nossas incursões, articulando, constantemente, os elementos potentes das resistências cotidianas com as reflexões conceituais. Com os anos de 2020 e 2021 e o desafio imposto pela pandemia do coronavírus, os encontros passaram ao formato remoto, por meio da plataforma google meet. Os debates afirmam seu compromisso com a reflexão sobre as práticas, a publicização dos estudos e a contribuição para as políticas públicas educativas, pensadas a partir do trabalho do pedagogo, como docente e articulador do processo pedagógico, dentro e fora da sala de aula e, ainda, em espaços educacionais não-escolares. Portanto, no âmbito da extensão universitária, uma atuação direta com interlocutores da comunidade escolar, constituindo teias de resistências significantes para os envolvidos no processo de produção pedagógica.
Objetivo
Estudar as políticas públicas educacionais, as formas de organização e gestão a partir da reforma de Estado dos anos 1990. Debater os processos de participação, deliberação, execução e avaliação da/na gestão democrática, dos/nos conselhos escolares e da/na elaboração dos projetos pedagógicos, bem como os desdobramentos nas relações comunicativas (processos de comunicação) na escola entre profissionais, estudantes e comunidade; Compreender e analisar os papéis dos diversos profissionais da educação (professor, pedagogo e/ou especialista, gestor e demais profissionais) na dinâmica escolar de uma gestão democrática; Evidenciar as dificuldades/facilidades no chão da escola para um trabalho escolar de qualidade social, a partir de leituras e interpretações das políticas educacionais.
Resumo
O compromisso é contribuir com a promoção e o fortalecimento de saberes, práticas e sociabilidades que organizem o trabalho na escola em defesa da educação pública, gratuita e laica, que possam compor teias de resistências para superação do paradigma econômico de sociabilidade vigente, da crise social e da educação, que favorecem a emergência e potencializem experiências ético-políticas de educação e de formação humana. Esta proposta desdobra-se em diferentes ações interligadas, em torno da organização do trabalho educativo, como atividades de formação continuada: por meio do compartilhamento de experiências locais, regionais, nacionais e internacionais com a comunidade escolar/educacional; do debate das políticas públicas, sobretudo às que dizem respeito à infância e adolescência; e do estudo e problematização dos textos da literatura corrente. Tomamos a roda de conversa transversal como uma abordagem privilegiada em nossas incursões, articulando, constantemente, os elementos potentes das resistências cotidianas com as reflexões conceituais. Com os anos de 2020 e 2021 e o desafio imposto pela pandemia do coronavírus, os encontros passaram ao formato remoto, por meio da plataforma google meet. Os debates afirmam seu compromisso com a reflexão sobre as práticas, a publicização dos estudos e a contribuição para as políticas públicas educativas, pensadas a partir do trabalho do pedagogo, como docente e articulador do processo pedagógico, dentro e fora da sala de aula e, ainda, em espaços educacionais não-escolares. Portanto, no âmbito da extensão universitária, uma atuação direta com interlocutores da comunidade escolar, constituindo teias de resistências significantes para os envolvidos no processo de produção pedagógica.