Coordenador : Juan Vicente Bachiller Cabria
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 411312.2247.247995.29112024
Departamento/Setor: DGP
Área Temática : Comunicação
Tipo: i equals 0
Local de atuação: O Projeto Observatório Orçamento Sul Fluminense pretende analisar o desempenho orçamentário dos municípios que compõem esta mesorregião. Para isso, são analisadas tanto as receitas como as despesas executadas pelos governos municipais alvo da proposta, no último exercício financeiro completo do qual se tem dados. Com isso se avalia a situação do equilíbrio ou não das contas públicas, os recursos empenhados com pessoal, as despesas nas principais alocadas para cada uma das principais políticas ou a capacidade municipal para gerar ingressos próprios, entre outros. Os dados provêm dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal do TCE/RJ, disponibilizados ao público no site da instituição, mas que tem um caráter técnico/jurídico que faz difícil a sua interpretação para o cidadão. Portanto, o interesse do projeto reside na capacidade de facilitar o exercício de transparência, mostrando com elementos visuais como gráficos de diferentes tipos, a evolução orçamentária dos municípios sul fluminenses. Permitindo uma melhor interpretação deles à sociedade civil se espera portanto melhorar os canais de transparência e prestação de contas.
Objetivo
Analisar as despesas e as receitas orçamentárias dos municípios do Sul Fluminense para o exercício de 2023 Elaborar tabelas e gráficos Elaborar relatório Divulgar relatório
Resumo
O Projeto Observatório Orçamento Sul Fluminense pretende analisar o desempenho orçamentário dos municípios que compõem esta mesorregião. Para isso, são analisadas tanto as receitas como as despesas executadas pelos governos municipais alvo da proposta, no último exercício financeiro completo do qual se tem dados. Com isso se avalia a situação do equilíbrio ou não das contas públicas, os recursos empenhados com pessoal, as despesas nas principais alocadas para cada uma das principais políticas ou a capacidade municipal para gerar ingressos próprios, entre outros. Os dados provêm dos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal do TCE/RJ, disponibilizados ao público no site da instituição, mas que tem um caráter técnico/jurídico que faz difícil a sua interpretação para o cidadão. Portanto, o interesse do projeto reside na capacidade de facilitar o exercício de transparência, mostrando com elementos visuais como gráficos de diferentes tipos, a evolução orçamentária dos municípios sul fluminenses. Permitindo uma melhor interpretação deles à sociedade civil se espera portanto melhorar os canais de transparência e prestação de contas.