Observatório da Pequena Empresa
Enviar um e-mail
Coordenador :
Saulo Bichara MendonÇa
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402268.2258.157975.20022024
Departamento/Setor:
MDI
Área Temática :
Trabalho
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
O público-alvo da presente atividade de extensão é multifacetado, constituído de estudantes dos cursos de bacharelado e graduação em Direito, Ciências Contábeis e Administração (todos sediados no ICM/UFF), discentes de outros cursos de instituições localizadas em Macaé, membros da comunidade que atuam profissionalmente com Pequenas Empresas e a comunidade no geral. Será dada a mais ampla e irrestrita publicidade e acesso aos resultados e materiais produzidos pela equipe envolvida na presente atividade de extensão. Também terão acesso os resultados os membros da seccional da OAB Macaé, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Macaé que serão convidadas a conhecer os resultados acadêmicos disponibilizá-los gratuitamente a população.
Local de atuação:
Macaé/RJ
Objetivo
Objetivos primários - Pesquisar normas, regras e textos científicos sobre pequenas empresas; - Pesquisar dados estatísticos sobre pequenas empresas que atuam em Macaé; - Apurar as características e idiossincrasias das pequenas empresas ativas em Macaé. Objetivos secundários - Estimular os alunos a desenvolverem boas práticas de pesquisa sobre pequenas empresas; - Produzir textos científicos com temáticas atinentes à pequena empresa; - Organizar eventos acadêmicos abertos ao público com temáticas atinentes à pequena empresa, visando difundir conhecimentos sobre o assunto.
Resumo
O presente projeto de extensão visa escrutinar a atividade empresária desenvolvida em Macaé por instituições que se enquadram legalmente como pequena empresa. A equipe de trabalho irá se dedicar a analisar todas as variáveis teóricas e legais que caracterizam a pequena empresa, identificando as que possuem um caráter mais familiar ou mais institucional, distinguindo aquelas que são constituídas visando meramente contribuir para a subsistência do seu titular das que objetivam um crescimento exponencial e, quiçá, uma futura conversão em empresa de grande porte, a exemplo das startups. A observação das pequenas empresas, em especial as macaenses, visa estimular e contribuir para com o estudo e a pesquisa de meios de melhor adaptação dos agentes econômicos a legislação posta, além de proporcionar um melhor preparo do futuro profissional do Direito que lidará, no mercado de trabalho, com as demandas das Pequenas Empresas. A pesquisa em sede Universitária se faz essencial para o melhor desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes que, no futuro, prestarão assistência aos Pequenos Empresários; proporcionando a estes agentes econômicos, uma gama de informações didáticas e ideias que ampliam o diálogo em busca de eficiência dos resultados e aprimoramento na metodologia empregada no enfrentamento das externalidades. Desta forma, a equipe de trabalho não apenas levantará dados teóricos e legais como buscará, empiricamente, conhecer a realidade dos pequenos empresários, identificando um padrão, um perfil, que permita a origem das demandas jurídicas, bem como o seu teor e intensidade das demandas recorrentes e isoladas.