Observatório das reformas educacionais (Cópia) 20-02-2024
Enviar um e-mail
Coordenador :
Claudio Fernandes da Costa
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402281.2258.49173.21022024
Departamento/Setor:
DED
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Educadores, estudantes, pesquisadores e militantes sociais da área da educação.
Local de atuação:
A organização e realização do Projeto Observatório das -reformas- educacionais (IEAR-UFF/Angra dos Reis) se fará fundamentalmente online, assim como o presente Curso a ele vinculado.
Objetivo
Este projeto/curso tem como objetivos: Oferecer, ao longo do ano, um curso de extensão, sobretudo, a educadores e estudantes com temas pertinentes à implementação e às mudanças nas/das principais reformas/políticas da Educação Básica e Superior brasileiras. Disponibiizar de forma integrada os temas, informações e materiais decorrentes deste curso na referida rede/plataforma do Observatório, no sentido de socializar e aprofundar a reflexão e a análise sobre a implementação e as mudanças nas/das referidas reformas/políticas, e seus desdobramentos em 2024. Dinamizar e ampliar o grupo de discussão (Whatsapp) do Observatório organizado e ativo desde o curso de 2022, hoje com 227 participantes. Por demanda de componentes desse grupo, propomos organizar um subgrupo de estudos sobre os temas e materiais utilizados no curso de 2024.
Resumo
O Observatório das reformas educacionais é um Projeto em parceria com o SEPE Angra-Paraty que articula duas importante ações: um curso de extensão online, de mesmo nome, replicado na presente ação, e uma Plataforma digital parcialmente constituída e hospedada na UFF que,em 2024, apresentamos em uma ação nova. Na medida em que se trata de duas importantes ações integradas e que a oferta online corresponde a uma abrangência nacional, solicitamos UM BOLSISTA para cada ação. Esse projeto, realizado, inicialmente, em 2022, com grande repercussão (quase 1.000 inscritos) e excelente avaliação de seus participantes, nos levou a renová-lo em 2023 e 2024. Em articulação com o ensino e a pesquisa desenvolvidos por nós no IEAR/UFF, o presente curso será oferecido no sentido de socializar e aprofundar, dinâmica e dialeticamente, a reflexão e análise sobre a implementação das contarreformas atuais em 2024. A descrição das atividades desse curso está detalhada no item 1.5.9. Em relação às reformas/políticas educacionais atuais, objeto desse curso/projeto, destacamos a Lei 13.415/2017 (reforma do Ensino Médio [EM] ou Novo EM [NEM]), a BNCC (2017, 2018), a BNC-Formação (2019), o PNLD (2021), o novo SAEB (2021), o novo FUNDEB (2020), entre outras.