Odontologia Segura- A Biossegurança no meio odontológico
Enviar um e-mail
Coordenador :
Juliana Tristão Werneck
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
402344.2258.261650.21022024
Departamento/Setor:
FFE
Área Temática :
Saúde
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Ação de extensão: Profissionais de saúde, técnicos administrativos, agentes de limpeza da rede pública de Nova Friburgo, população em geral Ação de ensino: Alunos do curso de odontologia do ISNF/UFF; Ação de pesquisa: Alunos do terceiro e nono período de graduação em odontologia e profissionais de saúde de Nova Friburgo.
Local de atuação:
As ações serão desenvolvidas em diversos locais, desde salas de espera dentro do ISNF/UFF, salas nos postos de saúde, organizações governamentais ou não que apoiem trabalhadores ou qualquer outra sorte de entidade organizacional que possa permitir nossa ação.
Objetivo
Geral Orientar a população em geral e realizar uma reciclagem para os profissionais de saúde e trabalhadores das unidades de saúde quanto a biossegurança. Específicos 1 Divulgar o e-book sobre Biossegurança, de forma gratuita, para os profissionais vinculados à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo e alunos do curso de Odontologia do ISNF/UFF; 2 Promover ações mensais sobre biossegurança para os profissionais vinculados à Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, alunos do curso de Odontologia do ISNF/UFF e população em geral em salas de espera de centros de saúde, cooperativas, empresas, indústrias ou qualquer lugar que aceite a realização da ação; 3 Promover ações que estimulem o descarte correto de materiais contaminados em domicílios; 4 Conscientizar sobre o contágio de doenças; 5 Conscientizar sobre a importância da vacinação; 6 Divulgação por meio de redes sociais como o Instagram com informações e dicas sobre biossegurança, vacinação e contágio de doenças; 7 Elaborar questionários para coleta de dados referentes à compreensão dos profissionais de saúde sobre os temas abordados, imediatamente antes e depois de ministrar as palestras; 8 Dialogar com os participantes entendendo suas dificuldades, e procurando soluções; 9 Coletar dados durante as palestras quanto a ocupação atual, idade, sexo, endereço residencial, e-mail (para profissionais de saúde); 10 Avaliar a qualidade dos alunos egressos quanto a importância da biossegurança e como executar seus procedimentos, através de questionários que serão feitos ao término do terceiro e nono períodos; 11 Realizar campanhas a fim de instruir a comunidade universitária sobre a importância do registro de ocorrência de acidentes pérfuro cortantes; 12 Recolher dados para elaboração de artigos, painéis e apresentação em jornadas acadêmicas e congressos.
Resumo
Como biossegurança entende-se que engloba a prevenção, diminuição ou eliminação de riscos relacionados a uma atividade, por meio do uso de equipamentos de proteção, limpeza, desinfecção e correto manuseio de instrumentos e resíduos. Na atualidade, tal assunto é rico e visto como imprescindível no cotidiano dos profissionais de saúde e demais trabalhadores das unidades de saúde, além de uma parcela da população que lida com materiais contaminados dentro de suas residências, oriundos de tratamentos médicos domiciliares. Entretanto, muitos deles ainda não praticam totalmente ou desconhecem essas medidas, favorecendo o risco de contaminações cruzadas e disseminação de doenças que poderiam ser evitadas de maneira simples. Sendo assim, esses grupos estão propensos a contaminar ou serem contaminados durante o exercício de suas atividades e no seu cotidiano. Nesse contexto, cresce a importância de ações de conscientização e educação em saúde, que tragam a temática dos perigos da contaminação cruzada em meio à comunidade e a profissionais da área de saúde. O presente projeto, busca através da articulação entre universidade e sociedade, auxiliar profissionais da rede básica de saúde da cidade de Nova Friburgo, bem como os alunos egressos do curso de Odontologia do ISNF e população em geral, por meio de ações e da divulgação de um E-book sobre biossegurança. De forma a mitigar os impactos causados pela desinformação, por meio de abordagem dialógica e ações de promoção de saúde de caráter inter, multi e transdisciplinar, sustentado pela indissociável tríade ensino-pesquisa-extensão.