Oficina de Revisão Editorial
Enviar um e-mail
Coordenador :
Gloria Braga Onelley
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
400962.2247.73211.11012024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Cultura
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à Universidade; autores e leitores interessados em Letras (Língua e Literaturas), Artes, Comunicação, Filosofia e áreas afins.
Local de atuação:
Instituto de Letras
Objetivo
1. Promover a valorização das atividades culturais ligadas ao ensino como parte da formação geral e integrada dos discentes, estimulando a participação nessas atividades para além da sala de aula; 2. promover a formação de revisores, por meio de técnicas e estratégias editoriais, valorizando as práticas de leitura e escrita no âmbito universitário; 3. disponibilizar artigos cuidadosamente revisados ao público universitário e ao público em geral interessados por questões literárias, linguísticas; 4. estimular a prática da leitura e da escrita com reuniões periódicas para a capacitação da equipe de revisores; 5. divulgar a produção acadêmica da UFF e de outras instituições universitárias; 6. proporcionar um espaço de troca de conhecimento entre docentes e discentes, autores e leitores.
Resumo
O projeto de extensão Oficina de Revisão Editorial, a ser desenvolvido no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, tem por objetivo constituir uma equipe de alunos de graduação e de pós-graduação desta, regularmente matriculados, para formação em revisão editorial e aplicação desse processo em artigos submetidos aos seguintes periódicos: Cadernos de Letras (Qualis A3) e Revista Gragoatá (Qualis A2) publicações vinculadas, respectivamente, ao Instituto de Letras (IL) e ao Programa de Pós-Graduação (Estudos de Literatura e Estudos de Linguagem). Trata-se de um projeto anual, tendo em vista serem o primeiro publicado semestralmente e o segundo, a cada quatro meses, sendo a equipe responsável apenas, com relação a esta última revista, pelos números dedicados ao estudo de literatura. Esta ação extensionista integra-se ao projeto Práticas editoriais de revistas científicas do Instituto de Letras, aprovado em reunião de Colegiado de Unidade.