Coordenador : India Mara Martins
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 401629.2258.66325.17022024
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de cinema, audiovisual, e artes, que desenvolvam projetos que necessitem de objetos cênicos, figurinos, maquiagem e objetos cênicos.
Local de atuação: Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS - Rua Professor Lara Vilela, 126, bloco D
Objetivo
Gerais Manter o Acervo de Arte do Curso de Cinema e Audiovisual funcionando para garantir melhor qualidade nos produtos audiovisuais, considerando que os recursos utilizados no departamento de arte são os mais caros no orçamento da maioria dos filmes. Específicos a) Profissionalizar o trabalho do departamento de arte dos filmes realizados pelos alunos da UFF, dos seus parceiros e produtores independentes e amadores. b) Ampliar o atendimento do Acervo de Arte, atendendo o maior número possível de alunos, que precisem dos recursos do Acervo. c) Criar um acervo de arte que se torne referência para a produção audiovisual universitária e independente no Rio de Janeiro, tendo o apoio da Secretaria de Audiovisual do Rio de Janeiro. d) Desenvolver um sistema online para reserva e empréstimo dos materiais do Acervo
Resumo
O Acervo de Arte do Curso de Cinema e Audiovisual funciona desde 2013 no Instituto de Arte e Comunicação Social, num anexo do Estúdio de Cinema, e possui uma coleção de materiais para uso dos alunos do curso e do público externo, incluindo objetos de cenografia, mobiliário, peças de figurino, acessórios e material de maquiagem e caracterização. Este Acervo cresceu em 2022 com uma grande doação da TV Brasil e deve ter seu espaço físico ampliado e reestruturado em 2024, com recursos do projeto Produção audiovisual, direção de arte e estratégias de sustentabilidade, contemplado no edital APQ1-2023 da Faperj. O projeto já está em andamento e já possui um catálogo com fotos de todo material que foi recebido de doações de filmes, estúdios e pessoas físicas. Em 2024, além de reestruturar o novo espaço com estantes, vitrines e infraestrutura de atendimento ao público, teremos a implementação de um sistema digital para que a seleção e reserva dos materiais possa ser realizada de forma remota.