PANC em Libras: conhecendo e cultivando uma alimentação acessível.
Enviar um e-mail
Coordenador :
Mariana da Cunha Teixeira de Souza
Ano:
2024
Edital:
Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo:
401227.2258.75452.29012024
Departamento/Setor:
GLC
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Surdos e ouvintes que tenham interesse em aprender sobre o consumo de PANC em Libras.
Objetivo
Objetivo Geral: Promover um curso na modalidade EaD voltado para o consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) direcionado à comunidade surda brasileira. Objetivos Específicos: -Elaborar aulas sobre PANC em Língua Brasileira de Sinais - Libras, garantindo a acessibilidade e compreensão plena pelos participantes surdos; -Disponibilizar as aulas na plataforma Moodle CEAD da UFF no formato de curso, proporcionando um ambiente virtual de aprendizado interativo; -Fomentar o acesso da comunidade surda brasileira a um modelo de alimentação saudável, econômico e sustentável por meio do curso, proporcionando informações práticas e aplicáveis sobre o consumo de PANC. -Promover um espaço acolhedor de interação em Libras entre a comunidade externa e a UFF; -Organizar encontros presenciais no campus do Gragoatá para promover a interação em Libras e proporcionar vivências práticas com as PANC, enriquecendo a experiência educacional dos cursistas e bolsistas do projeto.
Resumo
A proposta do curso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em Libras surge da necessidade de ampliar o conhecimento sobre o consumo dessas plantas. O objetivo principal é proporcionar à comunidade surda brasileira uma abordagem para uma alimentação mais saudável e acessível. O curso será ministrado em Libras, com aulas produzidas de forma a incluir legendas para os ouvintes interessados que não dominam a linguagem de sinais. Todas as lições serão disponibilizadas na plataforma CEAD-UFF para permitir o acesso remoto, facilitando e ampliando o alcance de participantes. Para promover interação em Libras e vivência prática, o curso será realizado a distância, com a possibilidade de eventos presenciais no campus do Gragoatá. Os estudantes bolsistas terão uma participação ativa na elaboração das aulas e na criação do material que será traduzido para Libras, contribuindo para a expansão do vocabulário nessa língua e enriquecendo sua experiência na condução de aulas virtuais. Em relação aos encontros presenciais de interação e vivência, esses estudantes desempenharão um papel fundamental na mediação e comunicação entre os participantes, promovendo um crescimento exponencial em suas habilidades linguísticas.